Mobilização busca apoio da população para construção do Hospital Universitário do Pampa

O Hospital Universitário do Pampa (HUP) tem a proposta de ser um marco na história da saúde pública da região. Totalmente gratuito e integrado ao SUS, o hospital trará atendimento médico de qualidade para toda a população, priorizando os municípios da Fronteira Oeste e do Pampa Gaúcho.

Sua construção em Uruguaiana é estratégica, pois a cidade já conta com cursos da área da saúde na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), como Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Essa integração entre ensino, pesquisa e assistência garantirá um atendimento de excelência, além de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região.

O HUP será um hospital referência, com capacidade para atender diversas especialidades médicas e realizar procedimentos de alta complexidade. Isso significa que a população terá acesso a um tratamento completo e de qualidade, sem precisar se deslocar para grandes centros urbanos.

Foto por Divulgação/Unipampa 

O terreno para a construção do hospital, anexo à Unipampa, já foi disponibilizado. A Unipampa é uma instituição federal de educação superior multicampi, com os campi localizados em Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana – onde é a sede.

O Hospital Universitário do Pampa e o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana vão trabalhar de forma complementar, transformando Uruguaiana e região em um polo de saúde e desenvolvimento regional na Fronteira Oeste. O Reitor da Unipampa, Edward Pessano, ressalta que a participação da comunidade em favor do Hospital Federal do Pampa é fundamental nesse momento, pois irá demonstrar o interesse público e social sobre uma instituição que irá melhorar a saúde e qualidade de vida de todos os municípios da região da fronteira Oeste e do Pampa Gaúcho, contribuindo para salvar vidas e para o desenvolvimento social e econômico da região.

O abaixo assinado está disponível neste link. Assine e compartilhe.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales