Museu da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro reúne cerca de 200 mil obras 

O Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (MEOC-HPSP) vem buscando estruturar o prédio da antiga farmácia do hospital – que hoje é a sede do museu – para receber o público visitante. A intenção é equipar o local com salas expositivas, centro de documentação e espaços para atividades educativo-culturais.

Foto por Divulgação/SES

O acervo do museu é estimado em cerca de 200 mil obras, reunindo a produção dos frequentadores da Oficina desde 1990. Para 2024, estão sendo planejadas atividades de digitalização das obras, conservação preventiva do acervo, ações educativas e participação em eventos, além de parcerias para a estruturação da sede. Em 24 de janeiro, o MEOC-HPSP completou dois anos.

Foto por Divulgação/SES

Primeiro museu do Rio Grande do Sul com obras sobre arte e loucura, o MEOC-HPSP foi criado por meio da Portaria 49/2022, da Secretaria Estadual da Saúde. A Oficina de Criatividade é um espaço permanente do HPSP, inspirada no trabalho da psiquiatra Nise da Silveira, idealizadora do Museu de Imagens do Inconsciente do Rio de Janeiro, que utiliza a expressão plástica como agente terapêutico. “É uma produção intensa – com pinturas, esculturas, bordados – em diversas perspectivas mantendo a premissa de salvaguardar as obras”, explica a coordenadora da oficina, a terapeuta ocupacional Tatiane Patrícia da Silva.

O MEOC-HPSP tem organizado e catalogado o acervo, que é objeto de pesquisas interdisciplinares em áreas como Museologia, Psicologia, Arquivologia, Arquitetura e História da Arte. Pesquisadores do Núcleo Transdisciplinar Arte e Loucura Tania Mara Galli Fonseca (Nutal/UFRGS) têm atuado na Oficina e no MEOC-HPSP. O Museu também conta com apoio da associação Amigos da Memória do Hospital São Pedro (AMeHSP), entidade sem fins lucrativos organizada e mantida pela sociedade civil com mais de vinte anos de trajetória em defesa da preservação do patrimônio cultural presente no HPSP.

Foto por Divulgação/SES

A professora Vanessa Aquino, do Curso de Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMusPa) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do NuTAL/UFRGS explica a importância dessa visão interdisciplinar: “Muitas monografias, dissertações e teses foram realizadas a partir do acervo do MEOC-HPSP e sobre a Oficina de Criatividade, além de projetos de extensão, pesquisa e de ensino, sempre valorizando as relações de afeto e respeito à autonomia e à produção livre dos frequentadores da Oficina”, destaca a professora.

Em 2023, obras do acervo do MEOC-HSPS foram expostas no Museu da UFRGS. Por três meses, a exposição “Esta coisa que pulsa” problematizou questões sobre arte, liberdade e loucura e ofereceu um diálogo entre a saúde mental e o encontro de múltiplas interlocuções a partir do circuito artístico.

Para conhecer o acervo da Oficina de Criatividade e a sede do MEOC-HPSP, é necessário fazer agendamento pelo e-mail: [email protected]. O MEOC-HPSP está localizado na avenida Bento Gonçalves, 2460, em Porto Alegre.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales