Universidades no RS têm mil bolsas de estudo integrais


O resultado final do edital do Professor do Amanhã, programa do governo do Estado, foi divulgado em edição extra do Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (23/2). As 35 propostas submetidas por 11 instituições comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul foram aprovadas.  

A partir de agora, as instituições devem promover o processo seletivo e informar, no começo do semestre letivo, os nomes dos bolsistas ao governo. O calendário de entrega varia conforme o início das aulas em cada universidade. O pagamento da primeira bolsa ocorrerá no começo de abril de 2024.  

Neste primeiro edital, serão oferecidas até mil bolsas de estudos para cursos de licenciatura presencial em instituições comunitárias. O objetivo é formar novos professores para suprir carências da rede pública de Educação Básica do Estado. As áreas do conhecimento contempladas neste edital são Língua portuguesa, Matemática, Biologia, Geografia e História. 

Ao todo, seis das oito regiões do Rio Grande do Sul encaminharam propostas: Metropolitana e Litoral Norte; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte e Serra Gaúcha. A divisão das regiões segue a lógica dos ecossistemas de inovação do programa Inova RS. 

A Univates, em Lajeado, tem 46 bolsas. A UCS, em Caxias e em Bento, oferta 97 bolsas. Unisc (Santa Cruz do Sul), UPF (Passo Fundo), Universidade La Salle (Canoas) e PUCRS (Porto Alegre) têm 100 bolsas cada uma. Unijuí (Ijuí) tem 74. Na UFN (Santa Maria) são 100, assim como na na Feevale (Novo Hamburgo) e na Unisinos (São Leopoldo). Na URI (Santigo) são 30 e na URI Santo Ângelo são 53.

Instituições com as propostas aprovadas e links para mais informações

Foto por Divulgação