Novo terremoto é registrado no Acre 

Imagem por Rede Sismográfica Brasileira

Um terremoto de magnitude 6.2 na Escala Richter ocorreu no município de Tarauacá, no estado do Acre, perto da fronteira com o Peru, na manhã deste domingo (28/01), às 6h38 (horário de Brasília).

O abalo sísmico, registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP (@sismoUSP), ocorreu a uma profundidade de 652 quilômetros.

Saiba mais

A maioria dos eventos na fronteira do Brasil com o Peru ocorre devido à subducção da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana, portanto, tendem a ser profundos, como neste caso.

Assim como no caso do terremoto de 6.6 que ocorreu em 20/1 na mesma região, a força do sismo foi atenuada pela sua grande profundidade. Apesar de terem ocorrido no Brasil, esses sismos têm características andinas, devido ao mecanismo que os gerou, na região dos Andes.

A magnitude exata, epicentro e profundidade do terremoto poderão ser revisados, à medida que os sismólogos refinam seus cálculos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos calculou a magnitude em 6.5, dado que poderá ser revisado conforme mais informações estiverem disponíveis. 

Localização do abalo no mapa – Imagem por Serviço Geológico dos Estados Unidos

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales 

Saiba mais 

Placa de Nasca – Imagem por: Eric Gaba – Wikimedia Commons user: Sting

A Placa de Nasca é uma placa tectônica oceânica que se encontra na parte oriental do Oceano Pacífico, ao lado da costa ocidental da América do Sul. Tem uma área de 15,6 milhões de quilômetros quadrados e uma espessura de cerca de 100 quilômetros.

A placa de Nazca é formada por rochas oceânicas, que são mais densas que as rochas continentais. Como resultado, a placa de Nazca está subindo sob a placa sul-americana, em um processo chamado subducção. Essa subducção é responsável pela formação da Cordilheira dos Andes e da Fossa Peru-Chilena.

A placa de Nazca é uma placa ativa, o que significa que está em constante movimento. O movimento da placa de Nazca é responsável por terremotos e erupções vulcânicas na região.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales