Museu Nacional do Calçado é destacado em publicação científica espanhola

Crédito: Divulgação/Universidade Feevale

A revista Indumenta, publicada pelo Museu do Traje de Madri, na Espanha, traz um artigo das professoras Claudia Schemes e Renata Fratton Noronha, da Universidade Feevale, no Brasil. O artigo, intitulado “Moda, museu e inclusão: reflexões acerca de uma exposição em homenagem a Zuzu Angel no Museu Nacional do Calçado (MNC)”, relata uma experiência multidisciplinar que buscou incluir o público deficiente visual.
A exposição, organizada por alunos do curso de Moda da Feevale, homenageou a estilista Zuzu Angel (1921-1976). As criações sensoriais inspiradas em suas criações foram expostas ao lado de peças de acervo.

As autoras explicam que a exposição levou em consideração a trajetória da estilista Zuzu Angel para desenvolver criações que fossem acessíveis ao público deficiente visual. Elas afirmam que a exposição reforça a vocação do Museu Nacional do Calçado como espaço democratizante, inclusivo e polifônico, e também contribui para a conscientização para a acessibilidade museológica e a integração de pessoas com deficiência.
A revista Indumenta pode ser acessada gratuitamente no site do Museu do Traje, em cultura.gob.es/mtraje-indumenta.

Sobre o MNC

Situado no Câmpus I da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, o Museu Nacional do Calçado (MNC) conta com um vasto acervo que ajuda a contar a história do setor coureiro-calçadista, fundamental para o desenvolvimento econômico da região do Vale do Sinos.

Até o dia 30 de janeiro o Museu está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. A partir do dia 31, o horário será das 9h15min às 11h30min e das 14h às 17h (a partir do dia 12/02, até as 18h). Nos sábados ou em outros horários, as visitas podem ser feitas mediante agendamento pelo telefone (51) 3584-7101. A entrada é gratuita.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales