Canoas garante novos equipamentos para hospitais 

A Prefeitura de Canoas fez a aquisição de dois novos tomógrafos que serão designados para o Hospital Universitário de Canoas (HU) e para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC).  Na tarde da quarta-feira (7), no Paço Municipal, aconteceu o ato de Assinatura de Ordem de Início de Serviços. 

Os aparelhos de tomografia computadorizada, com 16 canais, devem realizar uma média de 1.559 exames mensalmente no HU e atender as demandas de urgência no HPSC. “Com esses equipamentos modernos, vamos conseguir ampliar o número de exames e diagnosticar e tratar doenças de forma mais rápida. Isso significa menos tempo de espera dos pacientes e, o mais importante, mais chances de salvar vidas”, destaca o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques. 

As aquisições representam um investimento de R$ 1,8 milhão. Cada aparelho custa, aproximadamente, R$ 923 mil. O secretário municipal de Saúde, Jurandir Maciel, explica que essa contratação de serviços é fundamental para garantir maior cobertura dos exames e zerar a fila de espera que, entre usuários de Canoas e dos municípios de Referência com o Estado, chega a três mil exames. “Os equipamentos que estão operando nos dois hospitais estão com a vida útil comprometida, apresentando problemas e necessidade de manutenção constante”. 

Conforme o diretor-geral do Hospital Universitário de Canoas (HU), Paulo Nader, com essa nova contratação, o hospital vai contar com dois equipamentos. “Vai melhorar significativamente a qualidade dos exames, garantir mais agilidade e ampliar muito a demanda ambulatorial”, pontou Nader.

Foto por Vinicius Thormann

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales