Imagem do dia #2 – Fluxos de gelo em Marte 

Foto por NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona

A superfície de Marte apresenta muitos acidentes geográficos que lembram geleiras. Embora o gelo na superfície esteja principalmente concentrado nas calotas polares, padrões de fluxo lento e viscoso são comuns em muitas regiões não polares do planeta. As linhas de corrente, que aparecem como cristas lineares na superfície dos solos e detritos rochosos, são frequentemente encontradas no topo dos depósitos de preenchimento que revestem o fundo de crateras e vales. 

Esses padrões são semelhantes aos encontrados nas geleiras geladas da Terra e nas “geleiras rochosas” cobertas de detritos. À medida que o gelo flui colina abaixo, a rocha e o solo são arrancados da paisagem circundante e transportados ao longo da superfície do gelo e dentro da subsuperfície gelada. Embora esse processo seja gradual, levando milhares de anos ou mais, ele cria uma rede de padrões lineares que revelam a história do fluxo de gelo.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales