Feevale passa a ofertar cursos da área da Saúde também à noite 

Atividade em um dos cursos da área da Saúde da Universidade – Foto por Divulgação/Feevale 

Iniciativa visa atender discentes que conciliam atividades laborais com os estudos e suprir demandas do mercado regional.

O perfil do estudante universitário da região do Vale do Rio dos Sinos, em especial da Universidade Feevale, é majoritariamente empreendedor – muitos conciliam as atividades de aula com seus trabalhos. Pensando nisso, a Instituição passa a ofertar, em 2024, vagas no período noturno para os cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Quiropraxia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Odontologia, além de Educação Física e Estética e Cosmética.

Segundo a pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, a ampliação dos cursos da Saúde para o turno noturno considerou as características dos alunos da Universidade, muitos dos quais precisam trabalhar durante o dia, as demandas socioeconômicas do Vale do Sinos (cujo mercado da Saúde está em ascensão) e o caráter comunitário da Instituição.

A pró-reitora exemplifica a alta demanda por profissionais da Saúde com o fato de a Instituição ser requisitada a realizar, ao final do ano letivo, uma formatura especial para os cursos da área. “Mesmo antes da cerimônia de colação de grau, muitos estudantes já conquistaram colocação profissional e precisam antecipar a emissão dos diplomas. Somente em dezembro do ano passado, recebemos 135 solicitações de antecipação de colação de grau de alunos da Saúde, por questões de trabalho”, afirma Angelita.

Universidade Feevale em Novo Hamburgo – Foto por Divulgação/Feevale 

A Feevale informa que realiza, anualmente, uma avaliação de acompanhamento com seus egressos (Pesquisa de Egressos). Os estudantes formados há um ano apresentaram, na última avaliação, uma empregabilidade média de 91% na sua área de formação.

Laboratórios e espaços de prática – imprescindíveis para a formação em Saúde

Angelita explica que o atendimento à formação prática é uma das prioridades da Feevale em toda a graduação, mas principalmente nos cursos da Saúde, que demandam um grande volume de horas práticas em laboratório e em atendimento. Por isso, oferecer as aulas também à noite é proporcionar mais oportunidades àqueles que se identificam com a área.

“Não se pode ensinar e aprender a cuidar da saúde das pessoas apenas de forma teórica e precisamos oferecer condições para que as pessoas que trabalham também possam cursar a profissão que almejam”, pontua Angelita.

As práticas em laboratório e os estágios acontecem de acordo com os horários disponíveis nos locais reais de atuação, conveniados com a Instituição. Tudo é realizado sempre com supervisão de professores especialistas e experientes, capazes de orientar o aprendizado e garantir a qualidade do atendimento aos pacientes. A pró-reitora lembra, ainda, que a prática é essencial para formar profissionais da Saúde plenamente qualificados, fato referendado pelo Ministério da Educação que, recentemente, suspendeu a autorização para novos cursos a distância na área.

Entre os espaços de prática, estão o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Feevale, que com 3.246m², abrange três laboratórios – Análises Clínicas, Toxicológicas e Avaliação do Metabolismo (na foto acima) – uma farmácia de dispensação de medicamentos e um ambulatório, distribuídos em seis blocos de atendimento. Estes espaços contemplam 29 consultórios e 18 boxes de atendimentos, sete salas de coleta laboratorial, e mais de 476 equipamentos de última geração, bem como uma área de apoio ao ensino com seis salas de estudos para discussão de casos clínicos atendidos no local.

Também estão disponíveis laboratórios como Anatomia Humana, Simulação e Habilidades, Centro de Estética e Cosmética e muitos outros. Além disso, os estudantes realizam práticas nos principais hospitais públicos e privados da região metropolitana de Porto Alegre, como Hospital Municipal de Novo Hamburgo, Hospital Regina, Hospital Mãe de Deus, Hospital Universitário de Canoas, Hospital de Sapiranga, bem como da rede de saúde de praticamente todos os municípios dos Vales do Sinos e Paranhana.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales