Dois cursos técnicos são novas opções em Novo Hamburgo 

A Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, lançou dois cursos técnicos de nível médio: Cuidados de Idosos e Farmácia. A autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), serão oferecidos na modalidade presencial e estarão vinculados a cursos de graduação da instituição.

As inscrições para ambos os cursos estão abertas até o dia 1º de fevereiro. A divulgação do resultado final ocorrerá no dia 8 de fevereiro e a matrícula dos selecionados será no dia seguinte. As aulas terão início no dia 19 de fevereiro.

Campus II da Feevale – Foto por Reprodução/Wikimedia Commons

O reitor Cleber Prodanov justifica a oferta dos cursos pelo fato de a Feevale, como instituição comunitária, estar atenta às demandas da sociedade, em especial por educação profissional e tecnológica. “Hoje, praticamente não há oferta de cursos técnicos pela rede pública da região, o que tem gerado, especialmente na retomada pós-pandemia, um descompasso entre a demanda por técnicos, pelas empresas, e a disponibilidade de recursos humanos capacitados para tal” – afirma – “As empresas reportam vagas em aberto, especialmente nas áreas técnicas. O ingresso antecipado no mundo do trabalho, por vezes de forma informal, limita a renda média dos jovens e suas famílias, bem como dificulta seu retorno à escola, que possui alto índice de evasão, e a continuidade de sua formação posterior”.

Prodanov diz que ambos os cursos são relevantes, principalmente pela necessidade de profissionais qualificados. “O aumento da expectativa de vida das pessoas representa uma grande conquista para a humanidade, porém traz consigo desafios que envolvem desde a mudança de paradigma na compreensão do processo de envelhecimento até a organização de serviços que promovam a saúde, a participação e a segurança das pessoas idosas” – justifica – “Por outro lado, a automedicação é uma prática comum no Brasil, onde, muitas vezes, o medicamento torna-se uma mercadoria que pode ser adquirida e consumida sem a devida orientação. Essas práticas acarretam problemas para a saúde individual e coletiva, por isso a demanda por técnicos qualificados em farmácias, drogarias e indústrias farmacêuticas, por exemplo”.

Conheça os cursos 

O Curso Técnico em Cuidados de Idosos tem duração de 18 meses e é destinado a estudantes que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio. O objetivo do curso é formar profissionais qualificados para prestar cuidados aos idosos, interagindo com as famílias, grupos sociais e comunidade.

O curso abrange temas como alimentação, higiene, mobilidade, administração de medicamentos e prevenção de acidentes. São oferecidas 40 vagas para o curso, que está dividido em quatro módulos, incluindo aulas práticas à noite e estágio externo de 150 horas.

Foto por Christian Bowen/Unsplash

Ao concluir o curso, o técnico estará apto a trabalhar em instituições de cuidados a idosos e oferecer suporte em domicílios, contribuindo para a qualidade de vida dos idosos e suas famílias.

O Curso Técnico em Farmácia também tem duração de 18 meses e é destinado a estudantes que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio. O objetivo do curso é formar técnicos com perfil crítico e reflexivo, aptos a atuar na comercialização, na manipulação de medicamentos e cosméticos, no controle de qualidade e no atendimento farmacêutico.

Foto por Roberto Sorin/Unsplash

O curso capacita os alunos para diversas funções na área farmacêutica. O técnico terá importantes habilidades e competências para, sob a supervisão de um farmacêutico, dispensar medicamentos com qualidade e de forma segura.

O curso está dividido em quatro módulos, com aulas teórico-práticas à noite. São oferecidas 40 vagas para este processo seletivo.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales