Brasil registrou maior terremoto de sua história no Acre, ontem  

Um terremoto de magnitude 6,6 atingiu a cidade de Tarauacá, no Acre, no sábado, 20 de janeiro de 2024. O abalo sísmico ocorreu às 18h31min (horário local) e teve epicentro a 614 quilômetros de profundidade. As informações foram divulgadas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. 

Histórico dos abalos na região com o sismo de ontem, 20, destacado com a estrela – Imagem por Serviço Geológico dos Estados Unidos

Com essa magnitude, o terremoto se igualou ao maior já registrado no Brasil, que aconteceu em 1955 em Mato Grosso. No entanto, a profundidade em que ocorreu o evento favoreceu a dissipação da energia antes de chegar à superfície, e por isso o sismo não foi sentido pela população com maior intensidade. 

Localização da região no mapa do Brasil – Imagem por Reprodução/Google Earth 

Tarauacá é uma cidade localizada na fronteira entre o Brasil e o Peru, em uma região de alta atividade sísmica. Desde 1979, foram registrados 157 tremores em um raio de 700 quilômetros ao redor do epicentro do terremoto deste sábado.

Além de Tarauacá, o terremoto também foi sentido em cidades do Amazonas, como Envira e Ipixuna. No entanto, não houve relatos de danos ou feridos.

Ainda não se sabe a causa do terremoto. No entanto, especialistas acreditam que ele pode ter sido causado pelo movimento de placas tectônicas na região, especialmente a placa de Nasca.

Confira detalhes neste vídeo 

Saiba mais 

Placa de Nasca – Imagem por: Eric Gaba – Wikimedia Commons user: Sting

A Placa de Nasca é uma placa tectônica oceânica que se encontra na parte oriental do Oceano Pacífico, ao lado da costa ocidental da América do Sul. Tem uma área de 15,6 milhões de quilômetros quadrados e uma espessura de cerca de 100 quilômetros.

A placa de Nazca é formada por rochas oceânicas, que são mais densas que as rochas continentais. Como resultado, a placa de Nazca está subindo sob a placa sul-americana, em um processo chamado subducção. Essa subducção é responsável pela formação da Cordilheira dos Andes e da Fossa Peru-Chilena.

A placa de Nazca é uma placa ativa, o que significa que está em constante movimento. O movimento da placa de Nazca é responsável por terremotos e erupções vulcânicas na região.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales