Cinco cursos de qualificação gratuitos em Porto Alegre são ofertados por meio de parceria 

A construtora MRV oferece cinco novas oportunidades de qualificação gratuita, abertas à comunidade. São cursos de Alfabetização; Português para Migrantes e Refugiados; Manicure e Pedicure; Escovista; e Design de Sobrancelhas. A iniciativa da construtora em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC) tem como foco o público em situação de vulnerabilidade social. As aulas acontecem na sede do STICC (Rua Olavo Bilac, 15 – Azenha), em Porto Alegre. Para se inscrever, basta preencher uma ficha neste link ou pelo telefone (51) 99748-5473. 

“Acreditamos que o setor privado pode ser um agente ativo de mudanças. As parcerias institucionais que buscamos fortalecem e potencializam as oportunidades oferecidas. O trabalhador que se qualifica pode crescer dentro da MRV, pode vir a fazer parte da companhia ou pode gerar um retorno positivo para a sociedade em outras áreas também”, explica o gestor executivo de sustentabilidade, José Luiz Esteves da Fonseca.

“A visão e as ações sociais da MRV, voltadas para a qualificação e redução da vulnerabilidade dos trabalhadores da construção civil, são um exemplo a ser seguido por todos os segmentos empresariais do Brasil. Nós, do STICC, somos testemunhas de que a empresa tem contribuído de maneira relevante para que os trabalhadores e familiares possam conquistar novas realidades pessoais e profissionais”, reforça o presidente do STICC, Gelson Santana. 

Escola Nota 10: Alfabetização e Português para Migrantes e Refugiados

Um dos destaques é a ampliação do projeto Escola Nota 10, iniciativa já desenvolvida há mais de uma década pela MRV, com o objetivo de zerar o índice de analfabetismo nos canteiros de obra em todo o país. O número de alfabetizados pelo programa supera a casa dos 4.800 alunos, trabalhadores da construtora no Brasil inteiro.  Agora, o curso passa a atender também o público externo à MRV. 

Além desta modalidade, há ainda a opção de curso de Formação profissional de Português para Migrantes e Refugiados, uma necessidade identificada pela companhia a partir da presença cada vez maior de trabalhadores expatriados. O objetivo é capacitar esses indivíduos a se comunicarem de forma eficaz no ambiente de trabalho e no dia a dia, promovendo sua integração na comunidade local, progresso profissional e respeito cultural. 

Ambos os cursos são fruto de uma parceria com a Alicerce Educação, e  têm início previsto para 19 de fevereiro. As turmas têm capacidade para até 20 alunos e, para participar, é necessário ter no mínimo 18 anos. As aulas acontecem no turno da noite, das 19h às 20h30, de terça a quinta-feira.

Escola da Beleza: Escovista, Manicure e Pedicure e Design de Sobrancelhas

Para abranger diferentes habilidades, outra oportunidade oferecida é a Escola de Beleza, possibilitada por meio de parceria com o SENAC. São três cursos com formação técnica: Escovista, Manicure e Pedicure e Design de Sobrancelhas. Cada modalidade oferece 10 vagas. A idade mínima para participar é de 16 anos. As aulas têm início previsto para 4 de março.

Aperfeiçoamento de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica

Também parte deste esforço da MRV em promover qualificações gratuitas, o Curso de Aperfeiçoamento de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica já tem turma fechada, após alta procura. Dando início às formações oferecidas, as aulas desta modalidade acontecem a partir de 31 de janeiro. No entanto, novas turmas podem ser abertas ainda este ano, a depender da demanda. A capacitação é fruto de parceria com a OCA Energia. 

Giorgio Trovato/Unsplash 


✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales