Programa plantou 429 mudas de árvores em Lajeado em 2023 

O Programa Lajeado Mais Verde, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) de Lajeado, plantou 429 mudas de árvores na cidade em 2023. O número representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior.

Foto por Prefeitura de Lajeado

As mudas foram plantadas em calçadas de passeio, parques e praças, escolas e áreas verdes. Entre os locais que receberam arborização estão a área verde do bairro São Bento, a Avenida Castelo Branco, a avenida Rio Grande do Norte, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Sonho de Criança no bairro Bom Pastor, a Vila dos Papeleiros no bairro Santo Antônio e em ações pela cidade na Semana do Meio Ambiente.

Conforme Alex Espindola, que atua na preservação da fauna da Sema, além dos plantios, foram realizadas manutenções das mudas já plantadas nos anos anteriores nas avenidas Benjamin Constant, Castelo Branco, dos Ipês e Senador Alberto Pasqualini (próximo a Ponte de Ferro), além de áreas verdes e calçadas. “A manutenção consiste na troca da muda, caso não tenha se desenvolvido, substituição da estaca e do amarrio, além de colocação de adubação” – explica Espindola.

Foto por Prefeitura de Lajeado

Além dos plantios, foram realizadas manutenções das mudas já plantadas nos anos anteriores. A manutenção consiste na troca da muda, caso não tenha se desenvolvido, substituição da estaca e do amarrio, além de colocação de adubação.

O último plantio do ano, no bairro Santo Antônio, foi de seis mudas frutíferas da espécie Eugenia uniflora L (nome comum Pitangueiras). O plantio foi solicitado por moradores e ocorreu em via pública próximo a residência dos solicitantes.

Desde o lançamento do programa, em 2017, já foram plantadas mais de 3.400 mudas em Lajeado. O programa é coordenado pela engenheira florestal da Sema, Sabrina Wolf.

Benefícios das árvores

As árvores trazem diversos benefícios para a cidade, como:

Melhora da qualidade do ar;

Redução do efeito estufa;

Controle da temperatura;

Redução da poluição sonora;

Aumento da biodiversidade;

Melhora da paisagem urbana.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales