Prefeitura de Caxias do Sul lança o concurso Calendário Ecológico 2025

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), abriu nesta quinta-feira (07/03) as inscrições para o Calendário Ecológico 2025. Podem participar estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada, sendo que o prazo vai até o dia 5 de abril. Nesta edição o tema definido pelo setor de Educação Ambiental da SEMMA é “Guardiões do Tempo”.

O lançamento do concurso foi realizado na Praça Vercidino Jesus de Souza, que fica dentro do complexo da Maesa, junto à sede da SEMMA. Alunos da Escola Municipal Prefeito Luciano Corsetti acompanharam o ato, sendo que a instituição foi sorteada no início desta semana para participar do evento. Os trabalhos do Calendário 2025 deverão ser entregues em formato horizontal (paisagem) e podem ser inscritos em quatro categorias do ensino fundamental: do 1º ao 3º ano; do 4º ao 6º ano; do 7º ao 9º ano; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Foto por Maria Antônia Pires

A coordenadora da Comissão de Mudanças Climáticas da SEMMA, engenheira ambiental Letícia Moratelli, destacou no evento que minimizar o impacto na natureza é uma contribuição que deve ser feita pelo poder público e pela iniciativa privada. “As crianças e adolescentes são responsáveis por perpetuar nossos recursos naturais e, consequentemente, a vida no planeta. Se não fizermos nada o resultado pode ser catastrófico”, alerta Letícia.

O secretário da Educação, Édson da Rosa, presente no lançamento com uma comitiva da Secretaria Municipal da Educação (SMED), ressaltou o espaço onde ocorreu o lançamento, a Maesa. Lembrou que foi estagiário na extinta metalúrgica e, nesse contexto, explicou que é preciso preservar o presente para que tenhamos futuro. “Todos lembram dos episódios de chuva em excesso no ano passado, foram vários e fora de época. Precisamos de verdadeiros guardiões para preservar espaços como esse para as próximas gerações”, observou o secretário.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e chefe de Gabinete interino, João Uez, o tema do Calendário Ecológico 2025 é muito pertinente. “Por que as mudanças climáticas acontecem? Que interferências causam em nossas vidas? Como devemos destinar corretamente os resíduos que produzimos? Essas são algumas das perguntas que precisam das respostas dos alunos, que produzirão os desenhos temáticos nas salas de aula”, pontuou Uez.

Os trabalhos devidamente identificados podem ser entregues na sede da SEMMA (Rua Dom José Barea, 1.501, bairro Exposição, junto à Maesa) ou na Secretaria Municipal da Educação (SMED) – Rua Borges de Medeiros, 260, no Centro. Todos os detalhes do concurso podem ser conferidos no regulamento em anexo ou clicando aqui.

A comissão julgadora composta por representantes da SEMMA e da SMED escolherá 15 desenhos vencedores após duas etapas de avaliação com os seguintes critérios: coerência com a temática; regras do regulamento; relação com o tema proposto; e composição visual do tema. Os 15 estudantes ganharão, cada um, um kit escolar e um quadro com o desenho. As escolas dos alunos também serão contempladas com um quadro com a cópia do desenho vencedor. A entrega da premiação ocorrerá no dia 7 de dezembro deste ano, em local a ser definido.

Edição do texto: Notícia dos Vales 


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.