Prefeitura de Caxias concede certificado Amigo do Esporte para caxiense escalador de montanhas

O montanhista caxiense Lucas Ferreira, 32 anos, é o mais recente Amigo do Esporte do município. O prefeito Adiló Didomenico e o secretário do Esporte e Lazer (SMEL), Gabriel Citton, fizeram a entrega do certificado com a homenagem ao atleta nesta terça-feira (26.03). Com uma trajetória ligada ao esporte desde criança, passando por várias modalidades, como corrida, ciclismo e natação, hoje Ferreira se dedica à escalada em alta montanha. Inclusive, passou a se dedicar profissionalmente e a servir de guia de expedições a cumes na altitude.

“Esse certificado damos para quem contribui para o crescimento do esporte no nosso Município e leva o nome da nossa cidade para vários pontos, inclusive para o exterior”, explicou o titular da SMEL, no encontro que teve a participação também do pai do montanhista, Evandro Ferreira, e do diretor geral da pasta, Francis Cerutti.

Foto por Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul

O prefeito se mostrou bastante interessado a respeito dos detalhes para realizar escaladas como a mais recente feita por Ferreira, em fevereiro, ao topo das Américas, o desafiador Aconcágua, na Argentina. “Em quanto tempo vocês fizeram? Se sente realmente muita dificuldade na respiração na altitude como a que você subiu”, questionou, entre outras curiosidades, o chefe do executivo ao montanhista.

Para conhecimento, a recente expedição levou 20 dias, 14 sendo dentro do parque onde fica o cume, e dez deles entre o primeiro acampamento e o da base para o último trecho em direção ao pico da montanha. “Depende de cada organismo, mas eu, particularmente, passo a sentir efeitos a partir dos quatro mil metros”, contou Ferreira.

O escalador teve a primeira experiência em alta montanha em 2022, subindo o Cerro Plata, na Argentina, com 5.950m de altitude. Em 2023, o destino foi a Bolívia e o cume de dois vulcões: Acotango, com 6.042m, e Parinacota, com 6.380m, e mais o famoso cume Illimani, com 6.438m de altitude. O Aconcágua tem 6.961m, é a maior montanha do continente americano e a maior do mundo fora da Ásia. “Não imaginava ir ao Aconcágua tão cedo, mas surgiu a oportunidade e decidi encarar”, disse o montanhista. Em julho, Lucas Ferreira parte para a Bolívia, rumo à quinta montanha, com mais de 6.000 metros.

Edição do texto: Notícia dos Vales


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.