Pesquisador apresenta projeto de pesquisa “Burning Gondwana”

O próximo evento on-line do programa Tübingen Science Bridge – Latin America (Science and Medicine Edition) em 2024 acontecerá amanhã, dia 5 de março, às 11h (no Horário de Brasília – 15h no Horário da Europa Central), tendo como foco a área das Ciências Naturais. Mais informações e link para inscrição você encontra aqui. A palestra será realizada pelo professor da Universidade do Vale do Taquari – Univates André Jasper. Ele colocará em pauta o tema “The ‘Burning Gondwana’: using past to understand current environmental challenges” (“Gondwana em chamas”: usando o passado para compreender os desafios ambientais atuais). 

O programa, uma iniciativa do Baden-Württemberg Center for Brazil and Latin America at the Universität Tübingen (Centro Baden-Württemberg para o Brasil e América Latina da Universität Tübingen), tem como foco a internacionalização da ciência e da pesquisa. Cientistas de diversas instituições parceiras apresentam seus últimos dados de pesquisa, promovendo um ambiente integrado e construtivo da ciência e, ainda, disseminando o conhecimento global. As palestras on-line do Tübingen Science Bridge são destinadas a professores e pesquisadores científicos, alunos de pós-graduação, como também para o público em geral. Os webinars acontecem em inglês na plataforma Zoom para permitir a discussão e interação.

Foto por Divulgação

Conheça o projeto de pesquisa Burning Gondwana
O carvão fóssil é utilizado como indicador direto da ocorrência de paleo-incêndios florestais ao longo do tempo. O trabalho de Jasper busca analisar os registros distribuídos em diferentes partes do mundo – e para diferentes intervalos de tempo geológico – buscando estabelecer uma compreensão sobre a dinâmica paleoambiental que se estabeleceu em Gondwana –  um grande continente que incluía a maior parte das zonas de terra firme que hoje constituem os continentes do Hemisfério Sul, incluindo a Antártida, América do Sul, África, Oceania, além da Índia no Hemisfério Norte. Recentemente, Jasper esteve na Antártica em expedição científica para coleta de material científico. O trabalho de pesquisa já rendeu diversas publicações científicas e textos de repercussão. 

Índia também teve incêndios no Cretáceo, atesta pesquisa internacional liderada pela Univates

Pesquisadores encontram mais evidências de paleoincêndios durante o Cretáceo, desta vez no Egito

PPGAD da Univates participa de estudo que revela ocorrência de incêndios na Antártica há 75 milhões de anos

Conheça o docente 

André Jasper é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), mestre e doutor em Ciências (Geociências – Paleontologia Estratigráfica – Paleobotânica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fez o seu estágio de pós-doutorado na Eberhard Karls Universität Tübingen, Tübingen, na Alemanha. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2010. Na Univates atua em cursos de graduação e é docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). Orienta iniciação científica, mestrado e doutorado, além de supervisionar estágios de pós-doutorado. Desenvolve pesquisas em redes de cooperação e atua em parceria com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Os seus principais interesses de pesquisa são a Paleobotânica e as Paleoambientes, abordando temáticas como as paleofloras gondwânicas, o impacto regional e global dos paleoincêndios vegetacionais e a gênese e evolução de biomas terrestres. Para mais informações sobre o docente, clique aqui

Edição: Notícia dos Vales