Maior iceberg do mundo é registrado à deriva no Oceano Antártico

O maior iceberg do mundo, A23a, está derretendo e se movendo pela primeira vez em mais de 30 anos. Com um tamanho de 4 mil quilômetros quadrados, o equivalente a toda a região metropolitana de São Paulo, o bloco de gelo tem cerca de um trilhão de toneladas. 

Iceberg em 28 de novembro de 2023 – Imagem por Observatório da Terra da NASA

O A23a se desprendeu da plataforma de gelo Filchner em 1986, mas encalhou no Mar de Weddell até então. Com o derretimento das geleiras, o iceberg começou a se mover novamente, saindo do Mar de Weddell para o norte da Antártida.

Seu curso mapeado pelo Observatório da Terra da NASA – Imagem por Observatório da Terra da NASA

O movimento do A23a pode ter um impacto significativo na vida selvagem da região. O iceberg pode atrapalhar as rotas de migração de animais marinhos, como baleias e pinguins. Além disso, o iceberg pode também causar danos a habitats costeiros.

Pesquisadores da British Antarctic Survey (BAS) estão monitorando a rota do A23a. A equipe utiliza imagens de satélite para rastrear o movimento do iceberg e avaliar os possíveis impactos ambientais. O movimento do A23a é um sinal claro das mudanças climáticas que estão ocorrendo na Antártida. 

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales