Estudo avalia a navegabilidade do Rio Taquari

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início, nesta semana, a um estudo de batimetria no Rio Taquari, entre o Porto de Estrela e a Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul. As atividades ocorreram nos dias 5, 6 e 7, com continuidade prevista para a próxima semana. O objetivo é avaliar as condições de navegabilidade após as enchentes de setembro e novembro de 2023.

A batimetria consiste na medição da profundidade das massas de água, visando determinar o estado do leito do rio para garantir condições adequadas de navegação. Os resultados desse estudo estão programados para serem divulgados até o final do mês de março.

Andressa Traesel, diretora administrativa e financeira da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), ressaltou a importância desse levantamento, especialmente após os eventos climáticos ocorridos em 2023. Caso as condições permitam, a navegação será retomada imediatamente, possibilitando o trânsito de embarcações de grande porte pelo rio Taquari, com capacidade para transportar toneladas de carga regional do Porto de Estrela até Rio Grande.

A expectativa é que, com a desobstrução do canal, a navegação possa ser restabelecida com segurança. No entanto, caso seja identificado assoreamento ou outras causas que comprometam a navegabilidade, será necessário iniciar um processo de dragagem em conjunto com o DNIT para viabilizar novos estudos e garantir a fluidez do transporte fluvial na região.

Foto por Lucas George Wendt

Edição do texto: Notícia dos Vales 


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.