Canela conta com cooperativa de separação de resíduos

Em Canela, uma iniciativa tem ganhado força: a Cooperativa de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis da Região das Hortênsias, conhecida como COOCAMARH. Formada por famílias de baixa renda, esta cooperativa desempenha um papel importante na triagem dos resíduos da cidade, com um compromisso sólido com o bem-estar dos cooperados, que dependem exclusivamente desses materiais.

Foto por Divulgação

Atualmente, a meta da cooperativa é atingir uma taxa de triagem de 40% até o final do ano, considerando que, no início das operações, a taxa estava abaixo de 5%, e já alcançou 12,6%.

A COOCAMARH está implementando a reintrodução da Agenda Ambiental, um programa que promove a separação de resíduos nas escolas locais. Essa iniciativa não apenas educa os alunos sobre práticas ambientalmente responsáveis, mas também incentiva a aplicação desses conhecimentos em casa, aumentando assim a eficiência da separação.

Laci Gross, coordenadora do COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e uma das mentes por trás do projeto, ressalta: “Hoje, enfrentamos uma quantidade significativa de resíduos nas escolas, especialmente devido ao turno integral. Estamos buscando implementar composteiras e até mesmo biodigestores nas escolas para processar esses resíduos orgânicos localmente, reduzindo a necessidade de coleta externa”.

Além disso, estão sendo planejadas capacitações para os professores no âmbito do Programa Agenda Ambiental, proporcionando uma abordagem metodológica abrangente para diversas áreas da educação ambiental, incluindo saneamento e biodiversidade. Reuniões com os professores serão realizadas para oferecer todo o suporte necessário durante o processo de capacitação.

A origem da cooperativa reside no desejo de garantir que os resíduos sejam tratados de forma adequada e que as legislações ambientais sejam seguidas. Com 21 cooperados atualmente e uma busca ativa por mais famílias interessadas em se juntar à causa, uma condição para aderir à cooperativa é o cadastro no CadÚnico.

Laci enfatiza: “Quanto mais a população separar seus resíduos, mais a cooperativa poderá triar, o que resultará em um aumento na renda das famílias e uma redução nos custos do município com transbordo e aterro sanitário. O maior benefício, no entanto, é a garantia de uma gestão consciente e responsável dos resíduos produzidos pela comunidade. Para alcançar isso, é importante que a comunidade esteja comprometida com a questão ambiental e com o progresso social dessas famílias. Os cidadãos precisam entender que esse movimento não só impulsiona a economia, mas também reduzirá os impostos relacionados ao descarte inadequado de resíduos, proporcionando condições melhores para todos”.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (54) 99608-8856 ou visite-nos pessoalmente no endereço: Júlio Travi, 1015, bairro Industrial.

Edição do texto: Notícia dos Vales


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.