Vencedor do concurso do Monumento do Bicentenário é recebido pela Prefeitura de São Leopoldo 

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) de São Leopoldo, recebeu o escultor, arquiteto e urbanista Vinicius Vieira, vencedor do concurso do Monumento do Bicentenário da Imigração Alemã, para dar início a execução da obra. O encontro ocorreu na segunda-feira, 5 de fevereiro, no Centro Cultural José Pedro Boéssio.

Vinicius, autor de mais de 70 obras de arte de permanente visibilidade pública, foi o ganhador do monumento histórico interativo e contemplativo em comemoração aos 200 anos de São Leopoldo, denominada “Diversidade em 200 anos”. A escultura apresentará elementos que evidenciam a pluralidade e identidade multiétnica de São Leopoldo desde o início com a Real Feitoria do Linho Cânhamo, passando pela Colônia Alemã, o desenvolvimento industrial e a era da inovação tecnológica. O monumento será inaugurado, dia 25 de julho, na Praça Tiradentes, Centro.

Foto por Nadine Dilkin

“Foi uma reunião importante para ajustarmos o cronograma de entrega do monumento, no sentido de garantirmos sua inauguração no dia 25 de julho. Momento que devemos contar com a presença do presidente Lula e do governador”, ressalta o titular da Secult e coordenador do Bicentenário Marcel Frison.

“Este monumento, fruto de seleção pública e democrática e que traz em seu nome a diversidade, marcará não somente a passagem dos 200 anos como também as entregas para a comunidade até o final deste ano. É um momento de congraçamento, de comemoração e, sobretudo, de memória”, conta o secretário-adjunto da Secult Jari da Rocha. A diretora administrativa, Lionella Goulart também esteve presente no encontro.

Detalhes do processo de escolha 

Uma comissão composta por oito julgadores, sendo quatro representantes de órgãos governamentais e quatro da sociedade civil foi responsável pela escolha do vencedor. 

Representaram a esfera de governo: Secretaria Geral de Governo (SGG), Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae). 

Pela sociedade civil os componentes foram: Unisinos, Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), Conselho Municipal de Políticas Culturais e Comissão Histórica do Bicentenário. 

O local destinado a abrigar a obra é a Praça Tiradentes no Centro do município. A melhor proposta foi premiada com R$ 30 mil e contratada pela Prefeitura para o desenvolvimento dos anteprojetos, projetos complementares e execução da obra. 

De acordo com o secretário-geral de Governo Nelson Spolaor, “a Prefeitura de São Leopoldo está trabalhando na preparação dos 200 anos de São Leopoldo e do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. O Comitê do Bicentenário, composto pelo governo e sociedade civil, vem planejando as ações que vão contemplar a história da cidade com publicações específicas, a qualificação da infraestrutura, da saúde, da educação, entre outras áreas, além dos festejos alusivos à data”, destacou Spolaor.

Os seguintes quesitos foram avaliados:

O território: entender que as comemorações trabalham a questão do território da antiga colônia de São Leopoldo, ressaltando aspectos desta conformação de ambiência; 

A diversidade: compreender que a diversidade multiétnica dos povos (povos originários, afro-brasileiros, imigrantes – portugueses e alemães, dentre outros, que constituem a identidade leopoldense; 

O pluralismo: onde há a convivência dentre muitas crenças religiosas, como o catolicismo, o protestantismo, a matriz africana, o xamanismo, dentre outros; 

Estruturação: considerar a definição de uma série de materialidade que configuram uma organização da colônia/cidade, como o porto, pequenas embarcações, a Real Feitoria, o Rio dos Sinos, ponte de pedra, prolongamentos de rua e etc. 

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales