Soledade terá Centro de Atendimento em Saúde voltado aos Autistas

Soledade é um dos 28 municípios gaúchos que passam a contar com Centros de Atendimento em Saúde (CAS TEAcolhe) voltados às necessidades específicas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta segunda-feira, 05/02, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o governador Eduardo Leite fez a assinatura dos convênios. 

Foto por Reprodução/Prefeitura de Soledade

A prefeita Marilda Borges Corbelini, que na solenidade representou os demais gestores, fez uso da palavra e destacou a importância do programa dizendo que diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista têm crescido. “Por isto, ter um local para receber e oferecer o tratamento adequado é fundamental”, assinala a gestora.

A secretária da Saúde, Edinara França, pontua que Soledade será referência para os 14 municípios que compõem a 19ª região de saúde do Estado. “Os centros são destinados ao atendimento e tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de diagnóstico de autismo regulados pelo Estado do Rio Grande do Sul”, explica a secretária.

São abrangidos pelo espaços os municípios de Alto Alegre, Arvorezinha, Barros Cassal,Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Lagoão, Mormaço, Soledade, Tapera, Tio Hugo e Tunas.

O Programa TEAcolhe foi lançado pela Secretaria Estadual da Saúde em 2021 e hoje representa uma retaguarda assistencial e de suporte técnico-pedagógico às equipes dos municípios por meio dos centros macrorregionais de referência. Os centros regionais, por sua vez, são destinados ao atendimento dos casos severos, graves e refratários da região, definidos por protocolo previamente estabelecido.

TEAcolhe foi lançado pela Secretaria da Saúde em 2021. – Foto por Itamar Aguiar/SES

O CAS de Soledade é um dos novos 28 CAS anunciados no dia 5 de fevereiro para atendimento pessoas com TEA. Além disso, o RS possui oito centros macrorregionais e 30 centros regionais que prestam o atendimento.

“Em 2023, tínhamos 23 unidades e estamos implantando mais 28. Agora, há cobertura em todas as regiões, e a meta é chegar a 60 unidades no fim do ano. Essa política pública significa um investimento anual de R$ 70 milhões do governo do Estado. Os depoimentos que recebemos de tantos pais e mães mostram a importância desse programa”, afirmou o governador Eduardo Leite em evento de lançamento.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales