Projeto de internacionalização com o Chile encerra com produção científica, trocas de experiências e intercâmbios  

Um projeto de internacionalização desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e na Universidade de Los Lagos (ULagos), no Chile, foi finalizado recentemente. Ao fim do período de cinco anos, sobram a produção científica, trocas de experiências, intercâmbios de professores e estudantes e geração de conhecimento.

O projeto aconteceu no escopo do Programa de Internacionalização da Pós-Graduação da Unisc, com o projeto “Políticas públicas, novos arranjos institucionais e participação social: um estudo comparativo sobre as políticas de desenvolvimento territorial no Brasil e Chile”.

Convênio permitiu viagens ao Chile para pesquisadores da Unisc conhecessem a realidade local – Foto por Divulgação/Unisc 

O professor  da Unisc que coordenou a proposta encerrada em dezembro do ano passado, Rogério Leandro Lima da Silveira, comemora a parceria e lembra que a escolha pela ULagos foi, justamente, pela semelhança com a Unisc. “É uma Universidade regional que atua no Sul do Chile, tem campi, a quantidade de alunos é semelhante, a cidade em que está inserida também é proporcionalmente parecida com Santa Cruz do Sul”, detalha.

O Programa foi contemplado no Edital Fapergs/Capes 06/2018 – Programa de Internacionalização da Pós-Graduação, que tinha como proposta aumentar o intercâmbio dos programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes no Rio Grande do Sul com instituições conceituadas no exterior, por meio de projetos conjuntos de pesquisa entre as equipes gaúchas e estrangeiras. “Em 2017 tivemos o Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional em que convidei o professor Marcel Thezá. A partir dali fomos nos aproximando e mandei a proposta de convênio de cooperação. Descobrimos que em 1995 as duas Instituições já tinham sido parceiras. Então, atualizamos a proposta e fizemos um convênio específico”, explica o professor da Unisc.

Em 2018, Thezá, que integra o Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (Ceder) da ULagos, esteve na Unisc por 15 dias, período em que ministrou cursos e orientou alunos. Em 2019, foi elaborado um estudo comparativo sobre políticas públicas territoriais Brasil/Chile, por meio de várias reuniões virtuais. “Depois chegou a pandemia com a pausa das atividades. A Fapergs atendeu os pedidos e prorrogou a parceria.”

Já em 2022, o professor Rogério esteve na ULagos. Meses depois, foi a vez da professora Cláudia Tirelli, também docente do PPGDR. No mesmo ano, vieram do Chile os professores Daniella Gac Jiménez e Álvaro Roman. “Foram períodos de palestras e conhecimento das regiões”, destaca.

A parceria também rendeu a publicação do livro “Atores, territórios e dinâmicas do desenvolvimento regional: Diálogos Brasil – Chile”. O texto foi editado por Thezá; por Daniella Gac Jiménez; e pelos pesquisadores da Unisc, os professores Rogério Leandro Lima da Silveira e Cidonea Machado Deponti. Apresenta toda a troca de experiência entre as duas Instituições. “O mais interessante é que as relações permitiram ampliar a rede de cooperação incluindo a Universidade de Chapingo, no México, e a Universidade de Rio Negro, na Argentina, em que juntos construímos um projeto de pesquisa para a Agência de Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Chile”, acrescenta. 

Apesar do encerramento do projeto em dezembro, as ações vinculadas seguem. “Nos 5 anos destaco a disposição de cooperação entre as Universidades. Os pesquisadores passam, mas as Instituições ficam, então, é importante poder contar com atividades como essa. Ficou uma semente.”

Professores Rogério Silveira e Marcel Thezá em Junho de 2022 na ULagos – Foto por Divulgação/Unisc 

Intercâmbio via projeto

A parceria também possibilitou o intercâmbio de dois estudantes de doutorado em Desenvolvimento Regional pela Unisc: Ieda Bavaresco Machado e Jaime Miguel Weber. Confira o relato deles sobre a experiência.

“Nesta missão tive a oportunidade de participar de diversas atividades e visitas com a professora Daniela Gac e em pesquisa de campo no município de Marchigue. Lá, alunos do Curso de Geografia realizaram pesquisa junto à população rural sobre os impactos da escassez de água e o arrendamento de áreas para implantação de usinas de energia fotovoltaica. Foi uma experiência incrível acompanhar os pesquisadores, interagir com eles e conhecer aquela região árida, as formas de distribuição da água, os projetos para expansão da área urbana e seus impactos no meio ambiente. Ainda, estive com os alunos do Curso de Engenharia de Energia Renováveis falando sobre as fontes de energias renováveis no Brasil, recursos disponíveis e dados sócio econômicos do nosso país. Foram muitas perguntas e grande interesse dos alunos sobre diversos temas do nosso país.

No Ceder, apresentei meu projeto de pesquisa aos professores Dra. Jael Goldsmidt (Doutora em Ciência Política) e professor Ricardo Rivas ( Doutor em Sociologia) que trouxeram excelentes contribuições para a minha pesquisa. Estive também com o professor Guilhermo Diaz, que é doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional, visitando as feiras de pequenos produtores rurais e conhecendo a atuação do grupo de mulheres da agroecologia. Ainda, estivemos visitando o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário – INDAP para conhecer as políticas públicas para as mulheres rurais.

Os aprendizados desta missão contribuíram para ampliar meu conhecimento sobre o desenvolvimento regional e políticas públicas na América do Sul. Agradeço aos professores Rogério Silveira e Cidonea Deponti pela a oportunidade em participar desse projeto e vivenciar essa incrível experiência de troca de conhecimentos.”

Ieda Bavaresco Machado

“A viagem de intercâmbio com a Universidade de Los Lagos aconteceu entre os dias 3 e 11 de setembro de 2023.  As visitas foram realizadas em três campi da Universidade. A primeira visita aconteceu no campus de Santiago, e teve como pauta a conjuntura Chilena, a situação da universidade e a programação das atividades nos campi de Osorno e de Puerto Mont. 

A atividade no campus de Osorno teve a participação de alunos e professores do Programa de Pós-graduação, e a pauta foi sobre a conjuntura brasileira e seus desafios e as pesquisas realizadas pela professora Cláudia Tirelli e por Jaime Miguel Weber, no âmbito do PPGDR. Além dos debates com os alunos e professores, foi realizada uma visita em dois acampamentos de lutas pela moradia, na periferia de Osorno. No campus de Puerto Mont, foi realizada uma conversa com o diretor de pós-graduação do campus e, posteriormente, houve uma exposição sobre o processo eleitoral brasileiro, para alunos e professores do Curso de Ciências Políticas e Gestão Pública. 

No geral, o intercâmbio foi muito interessante, porque possibilitou conhecer a realidade chilena, conhecer a dinâmica da pós-graduação da Ulagos, conhecer algumas pesquisas e debater com alunos e professores, e apresentar as pesquisas que estamos realizando no âmbito do PPGDR.”

Jaime Miguel Weber

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales