Projeto busca impulsionar setor de erva-mate

O projeto “Cocriação: Estratégia para Desenvolvimento Sustentável e Inovação Tecnológica na Região dos Vales” da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) entra agora em seu segundo ano. Esta iniciativa visa desenvolver soluções tecnológicas em automação para as empresas do ramo ervateiro.

Sob a liderança do Professor André Luiz Emmel Silva, da Unisc, o projeto fortalece a inovação e avanço tecnológico na indústria da erva-mate. “As oportunidades do setor são vastas e a automação, tanto em processos existentes quanto no desenvolvimento de novos dispositivos, pode tornar produtores e indústrias mais competitivos”, explica.

Uma das metas para 2024 é consolidar um Laboratório de Cocriação no Bloco 51 da Universidade. Esse espaço permitirá o desenvolvimento conjunto de soluções, baseado na colaboração de indivíduos de diferentes perfis, potencialmente resultando na produção ou concepção de novos produtos ou processos. Essa iniciativa visa ser um ambiente para o surgimento de novos talentos, bem como para a realização de capacitações e intercâmbio de ideias relacionadas a negócios.

Além das empresas de erva-mate, o projeto conta com a participação de instituições de ensino, empresas do setor de automação e metalúrgico, e recebe apoio do Parque Científico Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) e do Inova RS, um programa estadual com o objetivo de posicionar o Rio Grande do Sul no cenário global da inovação.

Foto por Divulgação/Unisc

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales