Professor da UFRGS é o novo diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência

A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) tem novos diretores em sua estrutura. Entre os novos nomes anunciados, a edição extra do Diário Oficial da União (DOU), publicada em 30 de janeiro de 2024, nomeou Marco Aurélio Chaves Cepik, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, como o novo diretor adjunto, segundo posto na hierarquia da Agência. Cepik ocupava, até então, o cargo de diretor da Escola da Inteligência (Esint).

Na última terça-feira, dia 30 de janeiro, o presidente exonerou Alessandro Moretti do segundo cargo mais importante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Em seu lugar, foi nomeado um novo ocupante. A demissão de Moretti se deu após a deflagração de uma operação da Polícia Federal que investiga a produção de informações clandestinas dentro da Abin durante a gestão do então diretor, Alexandre Ramagem, que atualmente é deputado federal.

Sete departamentos também têm novos diretores: Departamento de Contrainteligência, Departamento de Operações, Departamento de Administração e Logística, Escola de Inteligência, Departamento de Inteligência Interna, Departamento de Inteligência Externa e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Segurança das Comunicações.

Imagem por Reprodução/Abin 

Diretor-adjunto

Marco Cepik ocupava desde abril de 2023 o cargo de diretor da Esint. O novo diretor adjunto da Agência é um dos principais especialistas do Brasil nas áreas de segurança internacional e política comparada.

O novo diretor adjunto é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, da Universidade Cândido Mendes (Iuperj/Ucam), e tem pós-doutorados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.

É professor titular de Relações Internacionais e Política Comparada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com foco nas áreas de segurança internacional, governança digital e estudos de Inteligência em perspectiva comparada.

Atua como professor, consultor, pesquisador e dirigente há mais de 25 anos. Já orientou mais de 200 teses, dissertações, monografias e trabalhos técnicos em diversas universidades.

Possui 12 livros publicados como autor e editor, tendo publicado ainda 59 artigos científicos, 52 capítulos de livros e centenas de artigos de opinião e trabalhos técnicos.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales