Brasil registra recorde de desastres naturais em 2023 

Fatos rápidos 

  • O Brasil registrou um recorde de desastres naturais em 2023, com 1.161 eventos.
  • Esses desastres causaram a morte de 132 pessoas, mais de 9 mil feridos e 74 mil desabrigados, além de meio milhão de pessoas desalojadas.
  • O Rio Grande do Sul foi o estado que concentrou a maior parte das mortes.
  • A maior parte das ocorrências foi registrada na faixa leste do país, com concentração nas capitais e regiões metropolitanas.
  • O Cemaden emitiu 3.425 alertas em 2023, sendo 1.813 alertas hidrológicos e 1.612 alertas geohidrológicos.
  • A maior parte dos alertas foi enviada a regiões metropolitanas, ao Vale do Taquari (RS) e ao Vale do Itajaí (SC). Em relação aos municípios, Petrópolis (RJ) liderou o ranking.

O Brasil registrou um recorde de desastres naturais em 2023, com um total de 1.161 eventos, incluindo alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. A média foi de três ocorrências por dia. Os dados foram divulgados recentemente pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

Esses desastres causaram a morte de 132 pessoas, mais de 9 mil feridos e 74 mil desabrigados, além de meio milhão de pessoas desalojadas.

O Rio Grande do Sul foi o estado que concentrou a maior parte das mortes, com 74 óbitos, ou seja, 56% do total.

Alckmin e comitiva de ministros estiveram região do Vale do Taquari, a região mais afetada pelas chuvas em setembro de 2023, num episódio que deixou mais de 50 mortos – Foto por Cadu Gomes/Vice-Presidência da República 

A maior parte das ocorrências foi registrada na faixa leste do país, com concentração nas capitais e regiões metropolitanas. Manaus (AM) foi a cidade com o maior número de desastres.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu 3.425 alertas em 2023, sendo 1.813 alertas hidrológicos e 1.612 alertas geohidrológicos.

A maior parte dos alertas foi enviada a regiões metropolitanas, ao Vale do Taquari (RS) e ao Vale do Itajaí (SC). Em relação aos municípios, Petrópolis (RJ) liderou o ranking.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales