População de Lajeado pode contribuir para inventário do patrimônio histórico da cidade 

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), está atualizando o seu Inventário do Patrimônio Histórico. É uma lista com os imóveis de destaque histórico e arquitetônico do município e que, por meio de pesquisa, vão gerar conhecimento e estratégias para promover a educação patrimonial e incentivar o turismo local.

O projeto é conduzido por uma equipe da Universidade do Vale do Taquari – Univates, contratada para realizar o inventário, e é acompanhado pela administração municipal e por integrantes do Conselho Municipal de Cultura. O estudo, que tem início previsto para dezembro, visa verificar o estado das edificações anteriormente listadas, incluindo edificações já demolidas e a inclusão de novos bens. 

Foto por Laura Mallmann

A equipe da Univates, formada por um grupo multidisciplinar das áreas de Arquitetura e Urbanismo e História, estabelecerá critérios de seleção para a definição do inventário, com a elaboração de ficha técnica estabelecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).

Além disso, a participação da comunidade é incentivada. Se você conhece algum imóvel com valor histórico que mereça estar nesta lista, pode informar pelo e-mail: [email protected]

Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, o inventário é um projeto importante para resgatar a cultura, a história, a educação e a arquitetura do município. O professor e arquiteto urbanista Augusto Alves acrescenta que o inventário é um estudo crucial para embasar projetos futuros de proteção do patrimônio histórico e cultural de Lajeado.

Os levantamentos das edificações serão realizados por meio de fotos e de uma descrição especificando o período histórico de construção, o uso do imóvel, estado de conservação e características arquitetônicas, entre outros aspectos relevantes. A equipe estará devidamente identificada, e o objetivo desse trabalho é o resgate do patrimônio histórico do município.

Reunião do projeto – Foto por Laura Mallmann

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales