Observatório Espacial de Taquara faz 200 registros de órbitas de meteoros em 2023 

O Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara, em um balanço referente a 2023, anunciou a observação de 200 órbitas de meteoros na região nordeste do Rio Grande do Sul, utilizando dados provenientes do registro de 10.050 meteoros. 

O feito foi alcançado por meio de uma colaboração entre o observatório taquarense, na região do Paranhana, e o Observatório Monte Castelo, localizado em Santa Catarina, que resultou no pareamento de registros e na obtenção de imagens.

Representação de uma órbita – Imagem por Reprodução/Heller & Jung 

O diretor do Observatório Heller & Jung, professor Carlos Fernando Jung, esclarece que a visualização de uma órbita proporciona informações sobre a trajetória percorrida por um meteoroide no espaço antes de adentrar a atmosfera terrestre e se transformar em um meteoro.

A obtenção dessas órbitas é viabilizada pela utilização de duas câmeras posicionadas em diferentes locais, capturando o mesmo meteoro. Apesar de serem os mesmos 200 meteoros registrados pelos dois observatórios, as diferentes perspectivas resultam em dados que, quando inseridos em um software especializado, delineiam as órbitas, conforme explica o professor Jung.

O estudo das órbitas visa contribuir para a compreensão da origem desses fragmentos, buscando determinar se pertencem a cometas ou asteroides conhecidos, ou mesmo a corpos celestes ainda não identificados, o que pode ser importante, uma vez que alguns desses meteoroides podem representar riscos devido à sua proximidade com a Terra.

O professor Jung destaca que esses resultados fornecem informações sobre a origem dos meteoroides, por exemplo, se são fragmentos em órbita dentro do sistema solar ou se originaram de outros sistemas estelares ou até mesmo de outras galáxias.

Densidade de objetos capturados pelas sensores do Observatório –  Imagem por Reprodução/Heller & Jung 

Glossário 

Meteoroide = Um meteoroide é um pequeno corpo rochoso ou metálico no espaço sideral. Os meteoroides são significativamente menores que os asteroides e variam em tamanho de pequenos grãos a objetos de um metro de largura. 

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales