Instituição de Minas Gerais busca Prefeitura para oferta de curso de Medicina em Parobé 

O procurador jurídico de Parobé Marcos Vinicius Carniel recebeu na quarta-feira, 7, uma comitiva de representantes da Faculdade de Medicina de Barbacena, cuja sede é o município de Barbacena, em Minas Gerais, e a mantenedora é a Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada.

A visita ocorreu com a presença do diretor geral da instituição, Flávio Maluf, da coordenadora pedagógica, Fernanda Carneiro, e de Mônica Facio, representando a deputada Maria do Rosário. Encontros em outras cidades da região devem ser realizados. 

Foto por Prefeitura de Parobé 

O governo federal lançou em 2023 uma portaria para ampliação da oferta de formação de médicos em todo país, para universidades que já tenham faculdade de medicina.

O Paranhana é uma das regiões do RS que podem ser contempladas com a criação de novos cursos. Para que isso ocorra, todos os prefeitos da região devem assinar uma carta de intenção indicando interesse na instalação de uma faculdade de medicina na região.

A contrapartida da instituição proponente, caso o processo a ser encaminhado para o Ministério da Educaçaõ seja aprovado, é o investimento de 10 milhões no Sistema Único de Saúde (SUS) da região, oferta de bolsas de estudos, residências médicas, estágios nas UBSs e hospitais da região, uma primeira turma com 60 alunos, bem como a instalação imediata de sua sede no Paranhana.

Carniel agradeceu a visita da comitiva e se comprometeu a discutir com o prefeito Diego Picucha, que estava em viagem à Brasília, sobre a adesão de Parobé a essa proposta. 

“Prezamos muito pela formação acadêmica dos moradores de Parobé e de toda a região e sabemos da importância que teria para o desenvolvimento do Paranhana e de nossos cidadãos a instalação de um curso superior de Medicina em nosso vale”, destaca.

Participaram ainda da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico Adriano Azeredo, e o vereador Gilberto Gomes.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales