Imagem do Cerrado vence concurso internacional de fotografia 

O concurso de fotografia de natureza, conhecido como The Nature Photography Contest, que aceita participantes tanto amadores quanto profissionais, anunciou um vencedor brasileiro entre os premiados. 

Márcio Cabral submeteu uma imagem retratando o “chuveirinho” do Cerrado, uma designação informal para as plantas do gênero Paepalanthus, que se caracterizam por suas hastes e flores brancas. Sua fotografia foi laureada na categoria de “Vida Vegetal”.

O concurso foi concebido com um total de dez categorias, abrangendo desde Paisagem Natural até Compartilhando o Planeta, com destaque para a categoria de Fotógrafo do Ano. 

Foto de Márcio Cabral chama-se “Pandora”. Foto por Márcio Cabral/Divulgação

Conforme relatado pela reportagem, a intenção dos organizadores é sensibilizar o público para os aspectos da natureza que se encontram em risco.

O Cerrado, capturado na imagem de Cabral, figura como um dos biomas brasileiros mais afetados pelo desmatamento e pelas queimadas. Utilizando a técnica de light paint, o artista conseguiu iluminar as plantas endêmicas da região da Chapada dos Veadeiros, criando um contraste marcante com o céu ao fundo.

Como parte do prêmio, cada participante do concurso receberá uma árvore da organização One Tree Planted para ser plantada no país de sua escolha. O grande vencedor do concurso foi Alain Schroeder, fotógrafo de Luxemburgo.

O Cerrado 

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Cerrado é um bioma que ocupa 24% do território nacional. A grande biodiversidade, tanto da flora quanto da fauna, o torna a savana mais viva do mundo. Estima-se que, em cerca de seis décadas de exploração, iniciada a partir da intensa ocupação humana do Centro-Oeste do Brasil, em 1960, o Cerrado se resuma atualmente a 41% do seu tamanho original. 

População de Paepalanthus chiquitensis, próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Foto por André Ganzarolli Martins/Wikimedia Commons 

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales