Encantado terá laboratório para análise de larvas do mosquito da dengue

Está em fase de estruturação em Encantado um Laboratório Municipal de Entomologia, para análise de larvas do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue. A iniciativa foi uma sugestão da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS). O prefeito, Jonas Calvi, pediu que a unidade tenha capacidade para atender toda a região alta do Vale do Taquari. 

Imagem por Muhammad Mahdi Karim/Reprodução/Wikimedia Commons

Para a implantação, a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do Estado irá emprestar um microscópio pelo período de 5 anos e capacitará servidores para análise das amostras. O restante da estrutura necessária receberá investimentos do município. O laboratório funcionará em anexo à Secretaria da Saúde e Meio Ambiente, na sede Prefeitura. 

Conforme a titular da pasta de Saúde e Meio Ambiente, Karoline Crippa, Encantado dá um passo importante na prevenção à dengue. Ela destaca que apesar de o município de Encantado não ter casos de dengue ainda em 2024, todas as ações de prevenção possíveis devem ser tomadas e a instalação de um laboratório em Encantado, é uma delas. 

“Como as amostras não precisarão ser enviadas para Lajeado, haverá redução na sobrecarga e os resultados serão mais rápidos, permitindo ações de prevenção mais ágeis e pontuais”, comenta.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales