Cânion Perau do Facão é eleita a mais bela cachoeira do Estado

A Cascata Perau do Facão, no município de Arvorezinha, desbancou outras 9 cachoeiras e foi eleita a mais bela cachoeira do Estado do Rio Grande do Sul com 69,42% dos votos. Foram 192.392 mil votos registrados ao longo de janeiro. O concurso promovido pelo G1 e blog Repórter Farroupilha tinha como propósito incentivar o turismo interno do Rio Grande do Sul. A cascata vencedora foi anunciada pela jornalista do G1 RS, Lilian Lima, durante o Jornal do Almoço desta quarta-feira (31). 

Para o sócio proprietário do Cânion Perau do Facão, Valdacir Antonio Bresciani, durante todo o período do concurso alguns acontecimentos o marcaram nesse processo. “Independente de ser campeã ou não, eu presenciei a comunidade se unir. Executivo, Legislativo, entidades, famílias e toda a comunidade abraçou a causa e se mobilizou, buscando juntos o mesmo objetivo.  Vencer esse concurso dá à Cascata Perau do Facão visibilidade além de movimentação turística para o município e também para a região”, comenta.

Foto por Jessica Koch/Amturvales  

Segundo Valdacir, esse movimento serviu para que a comunidade possa se unir também para outras finalidades. “Que isso sirva de exemplo para que possamos nos mobilizar também para outras causas que são importantes para a comunidade, assim como Nova Roma deu seu exemplo quando se juntou para a construção de ponte em seu município”, exemplificou Bresciani. 

Atualmente, o empreendimento é dirigido por Bresciani e Celso Portaluppi, e os resultados estão sendo conquistados aos poucos. “Nós não tínhamos uma noção do resultado disso, sabíamos que teríamos situações positivas pois o local prometia com a sua beleza e para nossa surpresa superou as expectativas”, ressalta. 

Representando o presidente da Amturvales, Charles Rossner, o administrador financeiro da entidade, Selmar Klunk, destacou as potencialidades que a região alta possui. “ A região alta do Vale do Taquari tem um grande potencial e vai ser beneficiada muito em breve quando a estátua do Cristo Protetor, de Encantado, for oficialmente inaugurada. Hoje, além da Rota da Erva Mate,  o Perau do Facão já é um empreendimento consolidado, assim como o Museu do Pão no município de Ilópolis,  a Usina em Putinga, empreendimentos esses que são investidos em parceria com as administrações municipais, fazendo com que toda a região seja beneficiada”, frisa.

Para o presidente da Amturvales, Charles Rossner, esta foi uma grande conquista para o Vale do Taquari. “Estamos todos muito felizes, haviam as cascatas mais bonitas do RS e muitas delas são muito famosas e já divulgadas e visitadas há muito tempo. Mesmo assim, a beleza do Perau do Facão e a mobilização de toda região foi fundamental para buscarmos essa premiação. Todo o Vale ganha com isso, gerando fluxo em toda região e fazendo todo o turismo regional se desenvolver ainda mais. Parabéns a todos envolvidos. Estamos consolidando o Vale do Taquari como destino turístico no RS e no Brasil”, finaliza.

Além do Perau do Facão, concorreram ao título a Cachoeira da Mulada, em Caxias do Sul; a Cascata das Andorinhas, em Rolante; a Cascata do Caracol, em Canela; a Cascata do Chuvisqueiro, em Riozinho; a Cascata da Pedra Branca, em Três Forquilhas; a Cascata Picada Verão, Sapiranga; a Salto Ventoso, Farroupilha; a Cachoeira do Tigre, em Machadinho e o Salto do Yucumã, em Derrubadas. A votação popular  foi realizada até a meia noite da terça-feira, 30 de janeiro. 

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales