Chuva de meteoros Alfa Centaurídeos continua até 20 de fevereiro 

Cada risco na imagem é o rastro de um meteoro capturado pelo Observatório – Imagem por Observatório Heller & Jung 

A aguardada chuva de meteoros Alfa Centaurídeos, que atingiu seu pico em 9 e 10 de fevereiro, surpreendeu os observadores astronômicos. Inicialmente prevista para ser uma exibição modesta em termos de taxa de meteoros por hora, a chuva revelou uma taxa maior do que o esperado, chegando a até 6 avistamentos por hora.

O fenômeno, associado a um corpo celeste desconhecido, continua ativo no céu e oferece aos entusiastas da astronomia uma oportunidade de testemunhá-la até o dia 20 de fevereiro.

Com céus limpos e temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul, as condições são ideais para a observação. O melhor horário para apreciar é a partir da meia-noite (0h), com o ápice da atividade previsto para às 2h da madrugada, diariamente, até 20 de novembro.

Os observadores são aconselhados a dirigir seu olhar para a Constelação de Centauro, localizada ao Sul do horizonte. A constelação está particularmente visível no hemisfério sul, proporcionando uma vista privilegiada aos observadores da região.

Imagens e vídeos capturados durante os dias 9 e 10 de fevereiro mostram a intensidade dessa chuva de meteoros.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales