Taquara inicia oferta de tratamento com PrEP para a proteção contra o vírus HIV 

A Secretaria de Saúde de Taquara, no Rio Grande do Sul, está oferecendo desde dezembro de 2023 a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um tipo de tratamento preventivo ao vírus HIV.


Foto por Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara 

A PrEP é a combinação de dois medicamentos, o tenofovir e a entricitabina, que são tomados antes da relação sexual para bloquear a entrada do vírus HIV no organismo. O tratamento é eficaz em mais de 90% dos casos, quando usado corretamente.

Para ter acesso à PrEP, os interessados devem agendar uma consulta no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica na Rua 17 de Junho, 2411, no Centro de Taquara. O SAE atende também outros municípios da região.

A enfermeira da Vigilância em Saúde, Gabriele Behrens, lembra que a PrEP é uma ferramenta adicional de prevenção, e que deve ser usada em conjunto com outras medidas, como o uso da camisinha.

“A PrEP é uma opção eficaz para pessoas que têm maior risco de contrair o HIV, como homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas injetáveis”, diz Gabriele.

O secretário de Saúde de Taquara, Dodô Mello, destaca que a oferta da PrEP é um importante avanço na prevenção do HIV. “A PrEP é uma ferramenta que pode ajudar a salvar vidas”, afirma.

Como solicitar a PrEP

Para solicitar a PrEP, os interessados devem seguir os seguintes passos:

– Agendar uma consulta no SAE de Taquara.

– Comparecer à consulta com um documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

– Realizar um teste de HIV.

– Iniciar o tratamento após o resultado negativo do teste.

– O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales