Projeto de Artes Visuais seleciona mulheres para intercâmbio com foco na Mata Atlântica

As inscrições para o projeto “Imersão Arte na Mata” já estão abertas. A iniciativa busca artistas mulheres das regiões Norte e Nordeste do Brasil interessadas em participar de um intercâmbio de uma semana em Rolante, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de desenvolver trabalhos de Artes Visuais com enfoque no bioma da Mata Atlântica. O edital e as inscrições estão disponíveis no site do Instituto Trocando Ideia, por meio deste link.

Foto por Café Gato Mourisco/Unsplash

A iniciativa visa celebrar a arte e a cultura da Mata Atlântica, proporcionando uma imersão criativa e transformadora para as participantes. A residência artística será realizada no Sítio Libélula, situado em Rolante, reconhecido como um território agroecológico que oferece a estrutura necessária para a realização do projeto.

Serão selecionadas três propostas que abordem o tema do bioma Mata Atlântica, em áreas como cerâmica, fotografia, instalação, performance, entre outras formas de expressão contemporânea. As artistas escolhidas receberão cachê, transporte de ida e volta, mentoria, alimentação, hospedagem e recursos para aquisição de materiais.

Além da imersão, cada uma das três artistas selecionadas ministrará uma oficina gratuita aberta à comunidade local em sua área de especialização.

A seleção e mentoria das participantes ficará a cargo das artistas-curadoras Clarissa Silveira, Cristina Ribas, Cristina Rosa e Daliana Mirapalhete.

A realização do projeto “Imersão Arte na Mata” é promovida pelo Instituto Trocando Ideia, com 25 anos de experiência na execução de projetos culturais no país. O projeto recebeu apoio do programa Funarte Retomada 2023 – Artes Visuais.

Foto por Divulgação/Projeto Imersão na Mata