Primeira região com clima realmente de deserto é registrada no Brasil 

O clima do planeta está mudando, e o Brasil não é exceção. Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) identificou, pela primeira vez, uma região no país com clima árido – diferente das áreas semináridas que ocorrem em partes Brasil. 

A área, que fica no centro-norte da Bahia, tem quase 6 mil km² e é equivalente ao tamanho do Distrito Federal. Ela é caracterizada por uma falta crônica de umidade no ar, o que torna o solo seco e dificulta a agricultura e a pecuária.

Entre 1990 e 2020, houve o surgimento de uma área de 5.763 km², equivalente ao Distrito Federal, que já pode ser considerada árida no Nordeste — Imagem por Reprodução/Jornal Nacional 

O clima progressivamente mais árido no Brasil é uma consequência das mudanças climáticas. O aumento da temperatura global está fazendo com que a atmosfera retenha mais água, o que leva à redução das chuvas e ao aumento da aridez.

O Ministério do Meio Ambiente já anunciou que vai lançar um plano de combate à desertificação, que deve envolver o setor público e a iniciativa privada.

Fatos rápidos 

  • O clima do planeta está mudando, e o Brasil não é exceção.
  • Um estudo do Inpe e do Cemaden identificou, pela primeira vez, uma região no Brasil com clima árido.
  • A área, que fica no centro-norte da Bahia, tem quase 6 mil km² e é equivalente ao tamanho do Distrito Federal.
  • Os cientistas acreditam que o clima árido no Brasil é uma consequência das mudanças climáticas.
  • A descoberta do clima árido no Brasil é um alerta sobre os impactos das mudanças climáticas no país.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales