Farmácia Popular começa a distribuir absorventes gratuitos

O Governo Federal começou a distribuir absorventes gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social em mais de 31 mil unidades credenciadas do programa Farmácia Popular. O público-alvo do programa abrange 24 milhões de pessoas, incluindo mulheres e meninas de 10 a 49 anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Estudantes de escolas públicas com renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 706) também são elegíveis, bem como pessoas em situação de rua.

As ações serão desenvolvidas em em 4,6 mil municípios. Para garantir o benefício, é preciso apresentar um documento de identificação com número do CPF e a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, que pode ser emitida pelo aplicativo ou site do Meu SUS Digital. Menores de 16 anos devem ser acompanhados por um responsável legal.

Foto por Agência Brasil 

Em caso de dificuldade para acessar o aplicativo ou emitir a autorização, a orientação é procurar uma unidade básica de saúde (UBS). Pessoas em situação de rua também podem buscar nos centros de referência da assistência social, centros de acolhimento e equipes de Consultório na Rua. Para pessoas recolhidas em unidades do sistema penal, a entrega será coordenada e executada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a distribuição realizada diretamente nas instituições prisionais. 

A iniciativa integra o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual e é uma medida para combater a pobreza menstrual, que pode levar à evasão escolar e ao desemprego. No Brasil, uma a cada quatro meninas falta à escola durante o seu período menstrual e cerca de quatro milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar.

Com informações da Agência Brasil/EBC 

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales