Caxias do Sul mais perto de ter o Centro de Proteção Animal

Autorização para empréstimo de até R$ 8 milhões junto ao Badesul foi aprovada na semana passada pela Câmara de Vereadores

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, assinou a Lei nº 8.992, autorizando a administração a contratar um empréstimo de até R$ 8 milhões com o Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento-RS para a construção do Centro Municipal de Proteção Animal. A sanção aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 1º de novembro, no Salão Nobre do Centro Administrativo.

Crédito: DCA Engenharia

Este financiamento, que terá 24 meses de carência e um prazo de pagamento de 120 meses (10 anos), com uma taxa de juros de 3% mais a taxa Selic, será destinado à construção do novo canil e à aquisição de equipamentos. O projeto de lei autorizando essa operação foi aprovado na Câmara de Vereadores em 19 de outubro.

Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia. 

O secretário do Meio Ambiente da cidade, João Uez, enfatiza que os recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (Fundema) serão utilizados para esse propósito. O projeto, elaborado pela DCA Engenharia, foi apresentado a vereadores, servidores, representantes de organizações não governamentais (ONGs) e imprensa em junho. “O Centro Municipal de Proteção Animal será um espaço apropriado para a manutenção temporária de cães, gatos e equinos, com o objetivo de fornecer tratamento a animais em situação de vulnerabilidade ou vítimas de maus-tratos até que sejam adotados”, afirma Uez.

De acordo com o projeto, a área de 5,3 hectares localizada no Travessão Aliança, a 13 km do Centro da cidade com acesso pela ERS-122, via Estrada dos Romeiros. O Centro terá capacidade para acomodar 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte, incluindo canis coletivos e individuais, para cães bravios e idosos, para mães e filhotes, e gatos. O atual Canil Municipal, localizado em São Virgílio, abriga aproximadamente 400 animais. A área total a ser edificada será de 5.550m2.

Segundo o prefeito caxiense, atualmente, o município tem apenas uma estrutura que acolhe cães vítimas de maus-tratos e/ou machucados, a qual foi totalmente recuperada. “Com a sanção da lei, agora o projeto, que conta com todos os memoriais descritivos prontos, será encaminhado à Cenlic para a posterior abertura da licitação”, argumenta Adiló. A previsão, nesse contexto, é assinar a ordem de início das obras nos primeiros meses de 2024.

Todas as alas dos canis serão executadas no sistema de pré-moldados em concreto, uma solução definida para otimizar processos, reduzir custos e promover uma construção mais sustentável, eficiente e inovadora. A cerimônia de sanção da lei contou com a presença do prefeito, do titular da SEMMA, o diretor financeiro do Badesul, Kalil Sehbe Neto, os secretários da Receita, Roneide Dorneles, e de Governo, ex-prefeito Flavio Cassina, o diretor de Planejamento e Gestão da SEMMA, Henrique Koch, e os vereadores Lucas Diel (líder de governo) e Elisandro Fiuza.

Reunião para assinatura da sanção do Prefeito – Crédito: Daniela Xu

Edição: Notícia dos Vales