Embaixador da Itália no Brasil é recepcionado na Universidade de Caxias do Sul

Às vésperas do início das celebrações dos 150 anos da imigração Italiana no Rio Grande do Sul, a Universidade de Caxias do Sul recepcionou nesta quarta-feira, 10 de abril, o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, em sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul. No encontro realizado no gabinete do reitor, Gelson Leonardo Rech, também estiveram o cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, o cônsul-honorário em Caxias do Sul, Gelson Castellan, o vice-reitor, Asdrubal Falavigna, pró-reitores, professores e alunos do curso de italiano do UCS Línguas Estrangeiras.

A visita à UCS praticamente fechou a agenda de compromissos de Cortese no Rio Grande do Sul, onde permaneceu por três dias – em Caxias, no dia anterior, ele também encontrou-se com empresários ligados à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). O diplomata mostrou-se encantado com Caxias do Sul e, de modo particular, com a estrutura da Universidade e seu trabalho de pesquisa e documentação realizado sobre a imigração italiana na Serra e no Estado.

“Foi um privilégio vir a Caxias, estou ainda assimilando essa ocasião magnífica de conhecer a cidade, que tem uma italianidade enorme. E estar neste ambiente acadêmico me emociona, pois sou filho de professor universitário (da Universidade de La Sapienza, em Roma). Como embaixador, é muito importante saber que a UCS valoriza tanto a imigração, saber que as canções, as tradições e a cultura são perpetradas por sua equipe. Eu realmente tenho que agradecê-lo por esse trabalho”, destacou o embaixador, direcionando-se ao reitor e à equipe acadêmica.

O primeiro curso de línguas implantado na UCS foi de italiano. Nos últimos 30 anos, 84 alunos e 305 professores italianos estudaram na UCS, enquanto que 478 alunos e 117 professores da Universidade concluíram seus estudos na Itália. A UCS será a instituição de Ensino Superior protagonista na programação de comemoração dos 150 anos de imigração italiana no Estado. O reitor Gelson Leonardo Rech listou com orgulho as informações que relacionam a Instituição ao país italiano ao diplomata, ressaltando a honra em recebê-lo.

“Trata-se de um dia histórico para a nossa Instituição, e uma alegria enorme sermos reconhecidos pelo embaixador por nossa dedicação à cultura italiana e seus descendentes”, enfatizou o reitor, ao presentear Cortese com os três volumes da série Cansioniero Popolar – livros editados pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs) que resgatam músicas italianas interpretadas por coros de Caxias e região. O lançamento do quarto volume, em 27 de maio, abre oficialmente o calendário da UCS em comemoração ao sesquicentenário da imigração italiana no RS. Rech também enfatizou o comprometimento da Universidade na elaboração do quarto volume do álbum sobre a Imigração Italiana no RS, com a participação de professores, pesquisadores e autores convidados de outras Instituições de Ensino, inclusive da Itália. Os primeiros três volumes foram lançados em 1925, 1950 e 1975, e o quarto será lançado em maio de 2025.

Após a recepção no gabinete, Cortese, Caruso e Castellan foram acompanhados pelo reitor à UCSfm, maior emissora de rádio educativa do Estado, onde concederam entrevista ao vivo. Na ocasião, o embaixador disse que pretende voltar a Caxias no ano que vem para prestigiar alguns dos eventos do sesquicentenário. Após, o diplomata conheceu a UCS GRAPHENE, primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade.

Edição do texto: Notícia dos Vales

Foto por Bruno Zulian


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.