Aula inaugural do Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo acontece no Teatro Feevale

Com seis anos de existência e 25 polos ativos na cidade, o Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo se prepara para um novo ano de atividades. Para iniciar a temporada de 2024, ocorre uma aula inaugural no dia 23 de abril, às 19h30min, no Teatro Feevale.
 
Durante o encontro, a Polo Avançado do projeto se apresentará gratuitamente para os convidados. O evento aberto foi planejado para receber os integrantes do Núcleo, familiares, patrocinadores, apoiadores e demais autoridades envolvidas na construção do programa. Os interessados devem realizar a reserva de ingressos no site do Teatro Feevale (confira serviço completo mais abaixo).
 
Para o secretário da Cultura de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso, o momento é de celebração e inspiração para os integrantes do projeto. “Essa aula marca o novo ciclo de uma iniciativa que demonstra, ano após ano, seu sucesso por meio do ensino da arte e da democratização do acesso à cultura na cidade”, afirma. Nesse ano, são 625 vagas para jovens de 9 a 25 anos. “A apresentação da turma avançada vai incentivar a gurizada do Núcleo de Orquestras Jovens, criando possibilidades e perspectivas para os alunos e as alunas, além de continuar a revelar talentos locais”, completa Cardoso.
 
Sobre o projeto
 
O Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo é um projeto da Secretaria da Cultura e da Secretaria de Educação do município, que tem o objetivo de colocar a cidade entre as principais promotoras de educação musical da América Latina. Nascido em setembro de 2018, o programa conta com a parceria do Instituto Arlindo Ruggeri, oferecendo aos estudantes de escolas do município aulas de instrumento, teoria, percepção musical e prática de conjunto coletivo. O projeto é implantar as atividades em 54 locais, entre escolas do município e espaços públicos, que receberão instrumentos (divididos entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos) para as aulas práticas.
 
Polo Avançado
 
O Polo Avançado tem a finalidade de aperfeiçoar a técnica de integrantes do projeto, que foram selecionados por meio de audições realizadas dentro dos diversos núcleos municipais que compõem o Núcleo de Orquestras Jovens. Nele, os estudantes têm um segundo momento, além dos encontros semanais, de estudo e prática para desenvolverem seus talentos.

Foto por Davi Borges

Edição do texto: Notícia dos Vales


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.