Gestores da Cultura de estados do Sul e Sudeste definem compromissos para área


O Grupo Técnico (GT) da Cultura do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) definiu compromissos nas áreas de acessibilidade e de editais de circulação. Coordenada pela secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo, a reunião aconteceu nesta sexta-feira (1/3), na Sala de Oficinas do Complexo Multipalco do Theatro São Pedro. No encontro, o grupo dialogou sobre desafios em comum e buscou soluções integradas entre os estados consorciados.

Dando sequência ao que foi pactuado entre governadores no último encontro do Cosud, em São Paulo, o GT da Cultura firmou dois compromissos:

  • Acessibilidade: compromisso com a construção de um termo de referência coletivo para a contratação de organização especializada em acessibilidade, além de promover o intercâmbio de boas práticas, por meio de encontros e seminários entre as instituições e as equipes dos estados consorciados. No futuro, após a formalização do Cosud, objetiva-se a realização de investimentos integrados.
  • Editais de circulação: compromisso de que cada estado consorciado abrirá um edital de pelo menos R$ 1 milhão para fomentar a circulação de espetáculos de grupos e coletivos entre as regiões Sul e Sudeste. Além disso, compromete-se a criar um grupo de trabalho, em caráter permanente, com o objetivo de estimular o intercâmbio de boas práticas relacionadas ao fomento entre os estados consorciados, o qual poderá sugerir outras ações integradas.

Foto por Solange Brum

A definição dos compromissos foi antecedida pelos debates. A primeira pauta abordada foi a da acessibilidade, conduzida pelo assessor técnico da Secretaria da Cultura (Sedac), Fabrício Marquezin. Mirian Yagui, da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico de São Paulo, e Sofia Gonçalves, do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, apresentaram metodologias de trabalho e iniciativas já realizadas no campo da acessibilidade. A realização das apresentações agregou subsídios ao debate do GT. Na sequência, o diretor do Departamento de Fomento da Sedac, Rafael Balle, conduziu as discussões sobre a pauta da circulação.

“Ao tornar os espaços culturais acessíveis, estamos garantindo que mais pessoas com diferentes origens, habilidades e perspectivas possam usufruir desses locais e enriquecer a diversidade cultural”, destacou Beatriz Araujo. “Já o edital de circulação poderá proporcionar um verdadeiro intercâmbio artístico entre os estados, ampliando o alcance de grupos e coletivos pelo Sul e Sudeste. O planejamento e a execução integrada dessas propostas permitem que os estados consorciados concretizem políticas públicas mais amplas e inclusivas”, afirmou.

Integrantes do GT também realizaram uma visita aos espaços do Multipalco Eva Sopher, como o Teatro Oficina Olga Reverbel, salas de ensaio (de dança e circo) e obras do Teatro Italiano, com inauguração prevista para março de 2025. Estiveram presentes no GT a secretária da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira; a secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros; o secretário da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha; a secretária-adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza; o secretário-executivo da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Marcelo Assis; e a diretora de Arte e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura, Bruna Xavier, bem como equipes técnicas e outras lideranças de estados-membros do Cosud.

As construções coletivas dos GTs serão apresentadas em uma carta de compromissos, que será lida no sábado (2/3), na cerimônia de encerramento do evento.

Com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos estaduais e contribuir para o desenvolvimento do país, o Cosud é formado pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Realizado em Porto Alegre pela primeira vez, o evento está em sua 10ª edição e acontece de 29 de fevereiro a 2 de março.

Foto por Solange Brum

Edição: Notícia dos Vales