Professora em Santa Cruz do Sul é selecionada para programa da Organização Mundial de Propriedade Intelectual

Professora Mari Gaedke – Foto por Divulgação/Acervo pessoal 

Promovido pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual, o Programa de Formação tem como objetivo capacitar até 40 mulheres brasileiras, pesquisadoras e empreendedoras. A iniciativa visa incorporar a gestão estratégica de direitos de Propriedade Intelectual (PI) como parte fundamental de seus planos de desenvolvimento empresarial e inovação.

A professora do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Mari Ângela Gaedke, foi selecionada para participar de um Programa de Formação para Mulheres com carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

A participação da professora Mari Ângela iniciou em dezembro. O projeto de pesquisa foi selecionado entre os demais participantes, garantindo a ela mentorias especializadas individuais que estão ocorrendo neste mês de fevereiro.

O projeto, que recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), tem como foco validar o uso da imagem de termografia por infravermelho, em dispositivos móveis, para a detecção precoce de processos inflamatórios sugestivos de infecção nos pontos de inserção de cateteres venosos. 

Dentre os objetivos específicos do programa estão a criação de competências em PI para mulheres em carreiras STEM, fornecendo orientação e aconselhamento para incorporar a gestão da PI em seus planos de desenvolvimento de inovação. Além disso, busca-se desenvolver uma proposta comunitária para que as mulheres em STEM possam compartilhar aprendizados e boas práticas de PI, criando uma rede de apoio técnico entre elas, e fomentar parcerias estratégicas para garantir a continuidade dos negócios e a sustentabilidade dos resultados. 

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales

Imagem da capa demonstra pesquisa termográfica – Imagem por Divulgação/Unisc