Bolsista Júnior é selecionada para participar de feira na Dinamarca

Foto por Divulgação

A bolsista de Iniciação Científica Júnior por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM), Ana Beatriz Rubert, foi selecionada para participar da feira Science EXPO 2024, em Copenhague, na Dinamarca. 

O evento acontecerá entre os dias 20 e 23 de abril e reunirá diversas pesquisas de jovens cientistas. O trabalho elaborado por Ana Beatriz avalia o potencial virucida de extratos de folhas de goiabeira no combate ao vírus MHV-3 (coronavírus murino) e foi desenvolvido em colaboração com os laboratórios de Microbiologia Molecular e de Citotoxicidade da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo. A professora dos mestrados em Toxicologia e Análises Toxicológicas e em Virologia da Feevale, Ana Luiza Ziulkoski, foi a coorientadora da pesquisa.

Segundo a professora Ana, a apresentação do trabalho de Ana Beatriz na Science EXPO 2024 é uma excelente oportunidade de divulgação dos resultados obtidos na pesquisa. “A participação na feira possibilita a internacionalização dos nossos laboratórios e novas oportunidades de intercâmbio e interação”, explica.

Ana Beatriz destaca as expectativas para conhecer um novo país e adquirir conhecimentos na troca de experiência com outros jovens cientistas. “Fico muito feliz de ter sido selecionada para participar da feira e representar o Brasil na Dinamarca”, afirma.

Para entender a pesquisa 

As folhas da goiabeira têm sido usadas na medicina tradicional para tratar várias doenças, como inflamações, diabetes, hipertensão, cáries, feridas, doenças bacterianas e febre. Isso se deve aos diferentes compostos presentes na planta, como flavonoides, taninos e terpenoides, que sugerem a possibilidade de ter propriedades antivirais. Com a urgência causada pela pandemia de SARS-CoV-2, surgiu a necessidade de explorar novas maneiras de combater os vírus do grupo dos coronavírus.

Para isso, o vírus MHV-3, relacionado à hepatite murina e mais seguro para estudos em laboratórios de biossegurança nível 2, torna-se uma alternativa viável em comparação ao SARS-CoV-2. Este vírus MHV-3 pode servir como modelo de estudo para controle de epidemias e desenvolvimento de tratamentos. O objetivo do trabalho desenvolvido foi investigar os extratos das folhas de goiabeira e seu potencial no combate ao vírus MHV-3.

O processo envolve a coleta das folhas, seguida de limpeza e secagem. Após a moagem, são feitas três extrações com diferentes solventes para obter extratos com polaridades distintas. Esses extratos passam por testes de citotoxicidade usando células derivadas de tecido adiposo de ratos. Os resultados indicam toxicidade em concentrações específicas para cada solvente.

Os próximos passos da pesquisa incluem a análise fitoquímica dos extratos e testes antivirais com as concentrações não tóxicas. A expectativa é que esses extratos possam inibir o crescimento viral, contribuindo para potenciais aplicações no combate a epidemias.

Glossário 

flavonoides = os flavonoides são uma classe de compostos encontrados em plantas. São estruturas químicas que agem na polinização, na proteção contra insetos, fungos, raios ultravioleta e outras funções importantes para o desenvolvimento da planta. 

taninos = são substâncias capazes de combinar com as proteínas. Os resultados desse processo sobre os tecidos e as mucosas, humana, por exemplo, é a sensação de adstringência. Essas substâncias são muito frequentes nos frutos verdes e elas são responsáveis pela sensação desagradável na boca.

terpenoides = são compostos que integram uma diversificada classe de substâncias naturais, ou metabólitos secundários (produto do metabolismo de uma determinada molécula ou substância) de origem vegetal, especialmente das coníferas

coronavírus = o coronavírus é um grupo de vírus que provoca doenças respiratórias. Os primeiros casos em humanos foram descobertos por volta dos anos 1960. A maioria das pessoas pega algum tipo de coronavírus ao longo da vida, sendo que as crianças pequenas têm mais chances de contrair o tipo mais comum desse vírus.

✔️✔️ Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia.  

Edição: Notícia dos Vales