Encontro projeta os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul

Evento de encerramento da 23ª Settimana Della Lingua Italiana na UCS reuniu estudiosos e entusiastas do tema

Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal e ou aqui para participar dos grupos de notícia. 

“Estamos projetando eventos audaciosos para celebrar os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, e esperamos que a Universidade de Caxias do Sul seja protagonista nesse processo”. Essa descontraída intimação veio do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, durante evento de encerramento da 23ª Settimana Della Lingua Italiana, realizada de 16 a 25 de outubro. De pronto, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, “acatou”: “Os 150 anos da imigração já estão na nossa pauta há muito tempo, será uma verdadeira epopeia”.

Os discursos de Caruso e Rech, dois entusiastas do tema, alinharam-se ao ritmo festivo e emocionado do Coral Il Romano, de Farroupilha, responsável pelo número musical de abertura do evento, realizado nesta quarta-feira, 25 de outubro, no Salão de Atos do Bloco A. A presença de Caruso não só notabilizou ainda mais a 23ª Settimana – uma realização do Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, do Consulado Honorário de Caxias do Sul, da Área de Conhecimento de Humanidades da UCS e do programa UCS Línguas Estrangeiras -, mas também consolidou a parceria entre as instituições na preservação da cultura italiana e da história de seus descendentes, já no planejamento das festividades dos 150 anos, que serão comemorados em 2025. Em sua fala, Rech exemplificou a importância do tema da imigração italiana na Serra Gaúcha e no Estado para a Instituição. “Nossa editora (EDUCS) já publicou 300 livros sobre esse assunto”.

O evento foi prestigiado ainda pelo cônsul-honorário do Consulado Italiano de Caxias do Sul, Gelson Castellan, o diretor da Syracuse Accademy of Science, Sean Neri, a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, o vice-reitor da UCS, Asdrubal Falavigna, e o professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em História da PUC-RS, Antonio De Ruggero, além de outras autoridades acadêmicas, professores e alunos. Também marcaram presença a rainha da Festa da Uva 2024, Lizandra Mello Chinali, e as princesas Letícia de Carvalho e Eduarda Ruzzarin Menezes, todas egressas da UCS.

Mais emoção durante Conferência

Os professores Vanderlei Carbonara e Vania Beatriz Merlotti Herédia

Um dos objetivos da 23ª Settimana, segundo o diretor da Área de Humanidades da UCS, professor Vanderlei Carbonara, foi divulgar aspectos da língua e da cultura italiana em diálogo com as diferentes interlocuções que essa cultura estabelece no contexto de temas emergentes. Foi dentro dessa proposta que, no evento de encerramento, a professora Vania Beatriz Merlotti Herédia discorreu sobre o tema História e Cultura Italiana.

O público que encheu o Salão de Atos acompanhou atentamente a leitura de um texto assinado pela professora, doutora em História das Américas pela Universidade de Gênova com pós-doutorado em História Econômica pela Universidade de Padova e em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Um resumo do texto: “…Muitos imigrantes que aqui chegaram não conheciam os grandes pensadores, os filósofos, não eram instruídos intelectualmente(…). A sua forma de pensar resultava da vivência familiar, ou da troca de experiências com outros pequenos grupos de imigrantes, com os quais se encontravam nas capelas nos momentos de reza(…). O convívio nesses núcleos afetivos e religiosos, e a consciência de que somente com muito trabalho conseguiriam sobreviver, forjaram a cultura desse imigrante, que logo se tornou dono de seu destino.”

Com informações da UCS

Fotos: Bruno Zulian

Edição: Notícia dos Vales