Projeto de escola de Nova Santa Rita recebe destaque

Nesta quarta-feira, 27, foi realizada a cerimônia para divulgar à comunidade escolar que a EMEF Campos Salles foi selecionada entre um dos projetos inscritos no edital 2º edição Projetos que transformam da Braskem. O Projeto tem como objetivo formar os alunos a partir de uma cultura de sustentabilidade, montar uma cooperativa de reciclagem dentro da escola e ter como resultado a construção de um Domo Geodésico a partir dos resíduos plásticos reciclados pelos próprios alunos e professores envolvidos no projeto.

Foto por Divulgação

O professor Marco Aurélio Figueiredo, idealizador do projeto conta que a ideia surgiu em 2022 quando chegou na escola e queria muito promover aulas de teatro para os alunos, mas não havia espaço adequado para a prática das atividades. Juntando a sua persistência, com o incentivo da Diretora Andreia Lazaro e a vontade de criar um espaço na escola que pudesse também motivar a busca dos alunos pela proficiência, pelo desenvolvimento de habilidades técnicas e socioculturais e pela liderança em vivências ligadas a sustentabilidade, os professores procuraram formas de investimento no projeto.

O Domo é uma estrutura pensada para trabalhar projetos pedagógicos e formar cidadãos preocupados e engajados com as causas de sustentabilidade e do bem estar social. Os trabalhos que serão realizados na Domo envolvem as áreas de: Comunicação (reportagem, entrevista, texto); Tecnologia (Ciência); Engenharia (Matemática) e Artes (pinturas e esculturas). Os grupos de cada área irão cuidar de uma parte do Domo.

Foram inscritos 226 projetos no Edital da Braskem, 12 selecionados e 2 dos selecionados são do Rio Grande do Sul, entre eles o projeto do Domo que terá 10m de diâmetro com capacidade para comportar até 30 alunos, na área externa da escola. Durante o evento na escola também se deu início a segunda etapa do projeto, para providenciar os materiais para a construção do Domo.

No evento participaram Daniel Daniel Flesicher, gerente de Relações Institucionais da Braskem, equipe diretiva da escola Campos Salles e alunos, Professor Marcelo Jardim Costant responsável pela organização do Projeto Sala Meker nas escolas, além de representantes do governo municipal.

Edição do texto: Notícia dos Vales


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.