Curso Técnico em Agropecuária é lançado e aulas iniciam em Ivoti

O dia 3 de abril se tornou uma data histórica para a educação de Ivoti com a cerimônia de lançamento e o início das aulas do Curso Técnico em Agropecuária. A partir desta quarta-feira (3), os 13 estudantes matriculados no curso vão se aprofundar nos conteúdos teóricos e práticos relacionados à agricultura e à pecuária. O lançamento ocorreu no Instituto de Educação Ivoti, mesmo local em que as atividades estão sendo realizadas.

Inédito na cidade, o curso é destinado para estudantes que estejam cursando qualquer ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído esta etapa de ensino. Ofertado pela instituição de ensino, a qualificação terá, ao todo, duração de três anos (6 semestres) e realizadas no período da tarde. 

Dos 13 alunos, 10 são estudantes de bolsas integrais disponibilizadas pela Prefeitura de Ivoti aos jovens do município. Conforme o prefeito Martin Kalkmann, a iniciativa já existia, entretanto era feita em parceria com uma escola de Nova Petrópolis e agora passa a ser na própria cidade. “Entendemos que existia uma lacuna na área da agricultura quando o aluno finaliza os estudos dele nas escolas do campo ele não tinham uma opção de continuar nessa área de estudo. O aluno acabava acaba fazendo o seu ensino médio sem mais esse vínculo com a agricultura. Esse era o nosso desafio e hoje conseguimos atingir o objetivo e trazer ainda mais qualidade técnica para a nossa agricultura”, afirma. 

A intenção de preparar e qualificar os estudantes para atuarem no setor agropecuário surgiu em reuniões do projeto Ivoti 100, que visa pensar o município para os próximos 100 anos. “A ideia foi muito provocativa no momento que recebemos, mas o que nos deu muita confiança foi a proposta surgir de um diagnóstico junto às comunidades locais e a disponibilidade das pessoas para compor um grupo de trabalho qualificado para estruturar o curso. Secretaria de Educação, Agricultura, Desenvolvimento, setores jurídicos e a Emater foram parceiros fundamentais para identificar as possibilidades de parceria com produtores, com agroindústrias e as demandas da nossa região”, explica o diretor do Instituto de Educação Ivoti, Junior Tiago Ben.

Além da presença do prefeito e do diretor, os alunos matriculados, secretários e representantes de instituições financeiras e agroindústrias também participaram do lançamento. A ação é uma colaboração entre Prefeitura de Ivoti, Instituto Ivoti, Emater/Ivoti, Ivoti 100 e Sicredi Pioneira. 

Foto por Prefeituras de Ivoti

Edição do texto: Notícia dos Vales


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.