Corujas retornam ao seu hábitat natural em Canoas

Na tarde desta quarta-feira (3), o Zoológico Municipal de Canoas, mais conhecido como MiniZoo, realizou uma soltura de uma Coruja-suindara (Tyto furcata) e de Corujinha-do-mato (Megascops choliba). Os animais passaram por um período de reabilitação antes de voltar à natureza.

Foto por Divulgação/Prefeitura de Canoas

A Coruja-suindara foi encaminhada para o MiniZoo, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Ela foi recebida, filhote, na Universidade de Passo Fundo. Depois de um tempo, já adulta, veio para o Zoológico de Canoas para recuperação. Após a avaliação técnica da equipe, por estar voando plenamente e se alimentando bem, sem interagir com seres humanos, ela se encontra apta para soltura. Já a Corujinha-do-mato chegou filhote e passou por todo o processo de reabilitação e cuidados necessários para seu retorno ao habitat natural.

Segundo a médica veterinária Isadora Favreto, o principal objetivo do MiniZoo é a reabilitação visando soltura dos animais. “Como recebemos animais silvestres, de vida livre, órfãos ou machucados, eles passam por toda essa triagem, tratamento e reabilitação, com principal objetivo a soltura, permitindo que eles recuperem todas as habilidades comportamentais necessárias para a vida livre. Em casos que não ocorrem, então, os animais acabam ficando conosco aqui no Zoo, são os que, infelizmente, não puderam ser soltos por algum impedimento”, completou.

Edição do texto: Notícia dos Vales


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.