Comissão define os desenhos do Calendário Ecológico 2025 de Caxias

A Comissão Julgadora do Calendário Ecológico 2025 da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) de Caxias do Sul definiu na quarta-feira (17) os 15 trabalhos vencedores do concurso lançado em fevereiro. Nesta edição houve recorde de inscritos: 2.044 desenhos foram enviados por estudantes das redes pública e privada de ensino de Caxias do Sul. A seleção ocorreu no auditório da SEMMA, junto à Maesa, no bairro Exposição.

Nesta edição o tema proposto foi “Guardiões do Tempo”, para estimular a reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente, especialmente com o propósito de preservar a natureza, os recursos naturais e os animais diante dos desafios climáticos. A Comissão Julgadora do Calendário Ecológico 2025 esteve formada pela gerente do setor de Educação Ambiental da SEMMA, Pamela Kuse, organizadora do concurso; a secretária da Educação, Flávia Vergani; a secretária da Cultura, Magali Quadros; o secretário do Meio Ambiente em exercício, Fabiano Provin; e a coordenadora da Comissão de Mudanças Climáticas da SEMMA, engenheira ambiental Letícia Moratelli.

A edição 2025, comenta Pamela, marca uma distinta trajetória neste concurso de extrema importância e significado histórico para a Educação Ambiental da SEMMA, pois foram mais de 2 mil desenhos inscritos. “Nossa equipe sente um imenso orgulho por alcançar e superar metas, e ainda por estabelecer recordes de recebimento de desenhos. Expressamos nossa gratidão a todas as redes de ensino participantes, a cada escola e professor engajado, mas sobretudo a cada um dos estudantes da comunidade caxiense que, por um momento, refletiu sobre a interferência humana em nosso meio ambiente. Eles demonstraram sua criatividade e potencial por meio da arte e do desenho”, opina a gerente.

Para Letícia Moratelli, a experiência foi classificada como “ímpar”, ou seja, participar da Comissão Julgadora dos trabalhos, sobretudo devido ao tema ser tão relevante e significativo pessoal e profissionalmente, pois coordena a Comissão de Mudanças Climáticas de Caxias do Sul. “Confesso que tive dificuldade de avaliar os desenhos em virtude da qualidade e de tantos diferentes elementos apresentados. E fiquei admirada com a visão e a com a colocação de determinadas particularidades pelas crianças e adolescentes, singularidades essas que muitas vezes a maioria dos adultos não consegue vislumbrar”, pontuou. 

A secretária da Educação, por sua vez, parabeniza todas as escolas que participaram do concurso que mostrou, mais uma vez, a dedicação dos professores e a criatividade dos estudantes representada em desenhos com alto nível de técnica e cores, o que ajuda a promover a consciência ambiental para a manutenção da vida no planeta, bem como incentivar a leitura do mundo por meio de desenhos. 

Os trabalhos foram inscritos em quatro categorias: do 1º ao 3º ano; do 4º ao 6º ano; do 7º ao 9º ano; e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A divulgação dos ganhadores ocorrerá no dia 7 de dezembro, em local a ser divulgado oportunamente. Cada ganhador receberá um kit escolar e um quadro com a cópia do trabalho vencedor. As escolas dos alunos também serão contempladas com uma cópia do desenho emoldurada.

Edição do texto: Notícia dos Vales


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia. 

Foto: Maria Antônia Pires

Na imagem: Da esquerda para a direita, coordenadora da Comissão de Mudanças Climáticas da SEMMA, Letícia Moratelli; secretária da Educação, Flávia Vergani; secretária da Cultura, Magali Quadros; secretário do Meio Ambiente em exercício, Fabiano Provin; e gerente da Educação Ambiental da SEMMA, Pamela Kuse.