Projeto do novo Inventário do Patrimônio Histórico de Lajeado é apresentado em audiência pública

A Prefeitura de Lajeado, em conjunto com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), apresentou o projeto e as etapas do novo Inventário do Patrimônio Histórico de Lajeado, em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 13/03. O evento ocorreu no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado – Labilá. O estudo está sendo conduzido por uma equipe da Universidade do Vale do Taquari – Univates, contratada para realizar o inventário, e deve ser concluído até agosto.

A audiência teve como objetivo apresentar os critérios de seleção dos bens que estão sendo incluídos no inventário e as etapas de desenvolvimento do estudo, bem como esclarecer eventuais dúvidas.

Conforme o secretário da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, o inventário vai catalogar e reunir a maioria dos bens históricos do município.

– São casas, praças, monumentos, escolas, igrejas e outros prédios que de alguma forma resgatam a história arquitetônica do nosso município. Vamos ter informações do que acontecia nesses ambientes. Será um rico material que contribuirá para a educação patrimonial no município – explica Reckziegel.

O professor que conduz o estudo, Augusto Alves, explica que é um levantamento amplo para conhecer as centenas de imóveis históricos que existem em Lajeado.

– Depois desse levantamento será realizada uma seleção para verificar quais farão parte do inventário. Vamos ter diversos prédios semelhantes e, entre eles, vamos selecionar exemplares arquitetônicos que representem os demais. É importante realizar esse inventário para identificar o estado das edificações já listadas e incluir novos bens – avalia Alves.

O município já possui um inventário, que foi desenvolvido no ano de 1992. O objetivo do novo estudo é verificar o atual estado das edificações anteriormente listadas, edificações já demolidas e a inclusão de novos bens.

Interessados em contribuir com informações e sugestões podem entrar em contato pelo email [email protected].

Edição do texto: Notícia dos Vales 

Fotos por Laura Mallmann


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.