Laboratório de Controle e Garantia de Qualidade em Jogos Digitais lança manual

O Laboratório de Controle e Garantia de Qualidade em Jogos Digitais (LabQA) da Universidade Feevale acaba de lançar um manual online que especifica a metodologia dos seus serviços. O objetivo é facilitar, às empresas do setor, o acesso às informações sobre o serviço de testagem disponível e o acompanhamento dos processos solicitados. A ferramenta pode ser acessada pelo link games.feevale.br/labqa.

No manual constam, por exemplo, as definições sobre os testes oferecidos pelo LabQA (de funcionalidade, de aceitação e de avaliação, totalizando 15 tipos de testes padrão internacional da indústria), a metodologia de cada um e como o cliente deve montar um bug report, por exemplo. Além disso, conta com um espaço para cadastro de testers (voluntários disponíveis para testes de aceitação), uma listagem dos dispositivos disponíveis para as testagens e um FAQ, com informações gerais sobre o serviço.

Foto por Xavier Martinez

Conforme a coordenadora do LabQA, professora Débora Nice Ferrari Barbosa, a garantia de qualidade dos jogos desenvolvidos pelo segmento de games é um elemento de extrema importância para a competitividade. “A nacionalização de metodologias ágeis e eficientes para avaliação de produtos digitais é de grande relevância e urgência para a nossa indústria de desenvolvimento de jogos, uma vez que a concorrência é mundial e de alto nível” afirma. Débora destaca, ainda, a importância de um espaço oferecer processos alinhados ao perfil das desenvolvedoras nacionais, permitindo que mesmo os pequenos negócios tenham acesso a serviços de controle e garantia de qualidade.

O Laboratório de Controle e Garantia de Qualidade em Jogos Digitais (LabQA), que está localizado na sala 101 do prédio Amarelo, no Câmpus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), oferece diversos serviços para empresas do eixo criativo, visando à avaliação geral do produto digital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 9035, ou email [email protected].

Saiba mais

O LabQA completou, no início de 2024, dois anos. O espaço está alinhado ao padrão da indústria internacional de produção de games focado no controle e na garantia da qualidade em jogos digitais. O laboratório foi criado quando a Universidade Feevale foi contemplada em um edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), vinculado ao GameRS, programa que busca contribuir com o desenvolvimento do setor de jogos digitais no Rio Grande do Sul.

Segundo a coordenadora Débora Nice Ferrari Barbosa, nestes dois anos, o LabQA atendeu a 17 empresas, totalizando 39 projetos, sendo 21 para mobile e 18 para PC. Nesse período, mais de 30 pessoas da comunidade participaram de testes de aceitação e mais de 750 bugs foram encontrados pela equipe.

Edição do texto: Notícia dos Vales  


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.