Idosos em Canela se envolvem em projeto de preservação de memórias

Na última quinta-feira (21), estudantes do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, do polo de Canela, se reuniram no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Canelinha para um projeto relacionado a preservação de memórias das pessoas idosas. O projeto, parte das atividades de extensão dos alunos, teve como propósito estimular os idosos a compartilharem suas vivências, transformando-as em documentos.

A iniciativa visa não apenas valorizar a história individual de cada idoso, mas também resgatar a identidade e memória da comunidade em que vivem. Ao incentivar o registro e compartilhamento de suas experiências, pretende-se manter os idosos engajados e participativos na sociedade.

Uma das organizadoras da atividade, Fabiani Jung Desian, emociona-se ao relatar a experiência. “No início, alguns participantes estavam tímidos, mas à medida que o encontro avançava, muitos se sentiram mais à vontade. Alguns compartilharam histórias tocantes de uma época difícil, marcada por trabalho desde a infância e pela falta de oportunidades educacionais, especialmente para as mulheres. Uma participante destacou não poder ler e escrever na juventude, ressaltando como isso limitava suas atividades e seu acesso ao conhecimento”.

O encontro contou com a participação de oito idosos, durante o qual foram conduzidas entrevistas, contação de histórias e exposição de fotos de objetos antigos. Para Maria dos Anjos Ferreira, uma das participantes, a verdadeira riqueza estava em compartilhar suas próprias memórias, um momento de conexão e enriquecimento mútuo entre gerações.

Fotos por Arovana Marcon

Edição do texto: Notícia dos Vales


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.