Feliz é declarada Capital Gaúcha da Cutelaria Artesanal

Feliz conquistou mais um título: agora o município é também a Capital Estadual da Cutelaria Artesanal. O reconhecimento à arte de produzir instrumentos de cortes feitos de modo artesanal e artístico ocorre após aprovação, na última terça-feira (12), da Assembleia Legislativa do Projeto de Lei nº 177/2023 do deputado estadual Guilherme Pasin. O projeto agora aguarda ser sancionado pelo governador Eduardo Leite.

Foto por Divulgação

A notícia chegou justamente às vésperas da terceira edição do ‘Feliz Knife Show’, evento considerado o maior do ramo realizado no sul do país. A feira conta com a presença de cuteleiros artesanais de diversos estados e países da América Latina, como também dos Estados Unidos e Europa. Apoiada pela prefeitura, a programação foi realizada neste final de semana, 15,16 e 17, no Parque Municipal e reuniu mais de 150 expositores, além de milhares de visitantes.

Conforme o Projeto de Lei, o título ao município se deve pela densidade de cuteleiros artesanais e também pela realização da ‘Feliz Knife Show’, a maior feita de cutelaria do sul do Brasil. O sucesso da feira pode ser conferido pelo número de expositores, que em sua última edição reuniu 140 expositores de facas, canivetes, adagas e machados produzidos por artesãos de todo o país.

 ‘São eles os protagonistas deste título, pois são eles que diariamente desempenham com muito amor e talento este ofício, o qual vai muito além de uma fonte de renda, mas uma arte a ser preservada’, enaltece o prefeito Junior Freiberger.

Edição do texto: Notícia dos Vales


Receba notícias no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso canal ou aqui para participar dos grupos de notícia.